SAÚDE

Seminário marca Dia Nacional da Vigilância Sanitária

Como forma de qualificar a discussão e estimular a participação dos servidores do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) e do público externo, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), preparou um dia inteiro de seminário integrativo com apresentações teóricas e instrucionais sobre o papel da Vigilância Sanitária diante dos diversos cenários e áreas de atuação, para celebrar o Dia Nacional de Vigilância Sanitária, transcorrido nesta segunda-feira, 5.

Os eixos temáticos do evento, realizado na Escola Superior da Amazônia (Esamaz), foram relacionados às divisões que compõem o Devisa - alimentos, drogas e medicamentos, engenharia, controle de exercício profissional e controle de infecção hospitalar.

A Vigilância Sanitária vem conquistando espaço como um importante campo de atuação inserida no conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos públicos. “O setor é também um importante instrumento de organização econômica da sociedade, pois as consequências de serem colocados no mercado produtos defeituosos podem afetar a saúde de milhões de pessoas, afetando inclusive a credibilidade dos produtos e instituições e gerando enormes prejuízos econômicos”, disse Renato Cavalcante, coordenador da Divisão de Drogas e Medicamentos do Devisa. 

O seminário reservou um espaço especial para o compartilhamento de experiências bem-sucedidas. “Foi um dia inteiro de conhecimentos, em que os representantes da vigilância mostraram estratégias inovadoras que podem ser expandidas, visando facilitar e tornar mais eficaz a promoção e o controle da qualidade nos serviços de forma geral, oferecidos à população”, afirmou Jacileia Costa, técnica em ótica oftalmológica da Sesma.

“São de extrema importância todos os assuntos abordados. Sou recém-formado em Farmácia e o local onde eu trabalho preza muito por cuidados e conhecimentos. Esses seminários deveriam ocorrer sempre para que os profissionais, acadêmicos e a população estejam sempre bem informados”, disse o farmacêutico Denilson dos Santos.

O evento seguiu até as 18h e os participantes receberam certificados de participação emitido pela Sesma.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.