Caminhos da escrita
Diferente de outros cursos e oficinas ministrados pela escritora Mayara La-Rocque, esta programação que ocupa por dois dias a Fox tem por base as publicações "Atravessa a tua viagem" (2016) e "Uma luminária pensa no céu" (2017), em que a autora partilha seus processos de criação e lança provocações como forma de o participante investigar sua própria poética e chegar ao lugar de sua escrita. Com carga horária de 6 horas e indicada para um público a partir de 16 anos, a oficina será realizada dias 8 e 9, das 18 às 21h, com reservas de inscrição pelos fones 98010-1771 (whatsapp) e 4008-0007.
Mayara explica que cada oficina é única e diferente. "Eu vou alterando muito na intuição, pela turma, pelas ideias que vão surgindo”. Com caráter de experimentação, esboço e rascunho, o intuito é provocar/pesquisar o lugar afetivo e poético de cada escritor e escritora como um processo de criação de si mesmo, em consonância com as dinâmicas e vivências trocadas em grupo.
Mayara La-Rocque é escritora, formada em Letras com habilitação em língua francesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Colaborou com a revista literária KamikASES, participou da Antologia Literária do III prêmio PROEX da UFPA e, em 2015, ganhou a 4ª edição do mesmo prêmio, na categoria contos. Em 2016, produziu o livro artesanal “Atravessa a tua viagem” e, em 2017, publicou a plaquete literária “Uma luminária pensa no céu”, pela Edições do Escriba. Em 2018, participou do curta-metragem do projeto “Literatura por Elas”, produzido pela Fundação Cultural do Pará. Atualmente, ministra cursos voltados para criação e produção literária.
“Em Caminhos Poéticos da Escrita, no formato de minicurso, partilho algumas das metáforas e vias pelas quais percorri e ainda percorro em minha trajetória com a Palavra. Tendo como bússola meus dois trabalhos publicados, além de leituras de obras poéticas de autoras como Hilda Hilst, Wislawa Szymborska, Orides Fontela, entre outras, pretendo dar passagem à provocações, lampejos, inspirações e possíveis veredas para que cada participante encontre os disparos de sua própria poética e descubra o lugar de sua escrita”, define.