QUINTA DOS PARICÁS

Prefeitura de Belém inaugura duas escolas que beneficiam mais de 600 alunos

Na manhã desta quarta-feira, 7, a Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), inaugurou, em Icoaraci, as escolas de ensino infantil Professoras Luzmarina de Melo Muniz e Vanda Célia Ferreira de Souza. Juntas, as duas unidades de ensino atenderão mais de 600 alunos do residencial Quintas dos Paricás, onde estão localizadas, e do entorno, que reúne moradores de Outeiro.

Além das duas escolas, a Prefeitura inaugurou, no mesmo espaço, o Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) e o Núcleo Administrativo da Semec (NAD), que descentralizam, assim, os serviços oferecidos por esses dois órgãos.

Investimento - A Prefeitura investiu cerca de R$ 800 mil em mobílias, suprimentos e insumos nas unidades administrativas, construídas conjuntamente com o Governo Federal. Após as cerimônias de inaugurações, o prefeito Zenaldo Coutinho, autoridades, servidores municipais e comunidade local percorreram todas as instalações físicas dos novos prédios. Dentre os muitos recursos arquitetônicos, o destaque são as salas refrigeradas.

"Pelo tamanho do empreendimento do Quinta dos Paricás, não poderíamos entregar uma escola no padrão normal. Dissemos 'não, queremos uma unidade com ar refrigerado para nossas crianças e professores'. Tivemos que fazer adaptações ao projeto original, estabelecendo melhores condições de trabalho e aprendizado aos nossos servidores", destacou Zenaldo Coutinho.

"Estou muito feliz com esse conjunto de ações realizado pela Prefeitura. É bom saber que vamos deixar pais e mães felizes", disse o prefeito em outro trecho de seu discurso.

Cerimônia - A cerimônia teve a presença da comunidade, sobretudo, de pais e responsáveis dos alunos. Moradores do Quintas dos Paricás, Robson Ferreira, de 30 anos, ao lado da sogra, Mariléia Freitas, de 51, se mostraram contentes com a novidade. “Educação sempre é importante. Eu estou feliz, pois sei que meu filho será bem assistido”, disse o pai do Miguel, de 3 anos. “Ter escolas aqui dentro do conjunto é muito importante. A Prefeitura está de parabéns”, comentou dona Mariléia.

Estrutura - Ao todo, de acordo com a Semec, os dois estabelecimentos de ensino contarão com 22 salas de aula. Onze delas estarão na escola Luzmarina, que atende à educação infantil em tempo integral. A outra metade das salas atenderá cerca de 300 estudantes do ensino fundamental da escola Vanda Célia. A faixa etária do alunado é de 0 a 14 anos.

Mãe de William, de 4 anos, Ana Carneiro, de 30, comemorou. “Antes, ele estudava em Outeiro, na Escola Bosque, bem distante daqui, era uma hora de ônibus. Ficou muito bom”, disse a mãe do aluno da escola Luzmarina.

As escolas terão quatro coordenadores pedagógicos, seis assistentes de apoio, sete merendeiras, cerca de 30 professores de educação infantil e do ensino fundamental, porteiros, assistente escolar, entre outros profissionais, que irão trabalhar no desenvolvimento educacional dos alunos, nas duas unidades do residencial. Dentro das escolas também haverá brinquedotecas, salas de arte, sala de informática educativa e outras.

"São inaugurações que vão beneficiar mais de 600 alunos, mas vai ajudar pais que precisam trabalhar, pois teremos uma escola com serviço de creche. Outro ganho será para os servidores de Icoaraci e Outeiro que poderão vir aqui para resolver suas questões. É um conjunto de benefícios trazidos pela Prefeitura", ressaltou Socorro Aquino, secretária municipal de Educação.

Descentralização - Assim como as escolas, os dois outros órgãos que a Semec inaugurou no Quinta dos Paricás demonstram a importância dada pela Prefeitura à comunidade e ao funcionalismo municipal.

O Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie), aos moldes do órgão homônimo localizado na avenida Gentil Bittencourt, é responsável pela avaliação educacional especializada e contará com uma equipe multiprofissional no atendimento de alunos portadores de deficiência.

Um dos que serão beneficiados pelo serviço é Everson Pantoja, de 15 anos, e morador do Quinta dos Paricás. “Eu estou muito satisfeita. Vocês não sabem o bem que estão fazendo ao meu neto e à mãe dele que trabalha fora, e a toda família, na verdade”, declarou Clara Fátima dos Santos Nascimento, de 63 anos, avó de Everson, que nasceu com paralisia cerebral.

O Núcleo Administrativo da Semec (NAD) vai descentralizar os atendimentos internos da Secretaria e facilitará o trabalho burocrático dos professores do residencial e das escolas do entorno.

Moradora de Icoaraci, a professora Eliana Rodrigues, de 52 anos, sendo 17 deles dedicados à atividade educacional, era só alegria. “Eu atuava no bairro da Sacramenta e por conta dessas matrículas novas, fui transferida aqui para a escola Luzmarina. Será bom por conta do transporte e porque vou resolver algumas questões no NAD daqui mesmo”, opinou.

Investimento e benefício - Para o ano de 2019, cerca de 40 unidades educacionais de Belém devem passar por processos de reformas e ampliações. Do total, 27 já foram reformadas e 13 estão em processo de licitação e manutenção. De 2013 a 2018, dez escolas foram construídas e 107 passaram por manutenções, reformas ou ampliações, com investimento R$ 66 milhões e beneficiando, até agora, mais de 70 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

semec

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.