Força feminina


Foto: Divulgação / Ministério da Mulher
Moradoras das comunidades rurais de Juruti Velho, Castanhal, Tabatinga e São Pedro, no município de Juruti, no Oeste do Pará, participam de oficinas de sensibilização para o combate à violência contra a mulher, que serão aplicadas nessas localidades durante os meses de agosto e setembro. A iniciativa é do Projeto Mulheres de Fibra, desenvolvido pelo Instituto Puxirum da Amazônia (IPUAM), em parceria com o Instituto Juruti Sustentável (IJUS), Conselho Municipal do Direito da Mulher (CMDM) e a Rede de Mulheres da Alcoa (AWN).
Como parte das ações de engajamento no combate à violência contra a mulher, no último sábado (3), aconteceu a segunda etapa da capacitação de facilitadores das oficinas. O objetivo é ampliar a rede de pessoas conscientes sobre os tipos de violência e as medidas protetivas, além de apoiar o fortalecimento do tema para estruturar a rede de assistência em Juruti. As oficinas nas comunidades rurais acontecerão nos dias 25 de agosto e 14 de setembro.
O Pará é o 7º estado do Brasil em número de mulheres vítimas de homicídio e o 8º no ranking do feminicídio - que é a perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino. Segundo o Monitor da Violência, em 2018 foram registrados 19 mil casos de agressão contra mulheres no Pará. Somente na região metropolitana de Belém, são duas ocorrências a cada uma hora.
A Lei Maria da Penha, principal instrumento legal de defesa da mulher, completou 13 anos na quarta-feira (7), mas a violência doméstica ainda é uma realidade em todo o Brasil. Nos últimos três anos, 12 mil mulheres morreram vítimas de feminicídio e quase 900 mil pediram medida protetiva no país.
Preparar as mulheres para enfrentar esse problema, esclarecendo direitos e estratégias de apoio, é um esforço, que agora se faz em Juruti, para impedir o crescimento desses números lamentáveis.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.