MERCADO DE TRABALHO

Prefeitura entrega certificados de qualificação a mais de 600 jovens e adultos

Valda Maria Calandrine, de 73 anos, saiu cedo da ilha de Outeiro, para garantir o recebimento da certificação do curso de agente de portaria para os filhos Reinaldo e Rubens, que não puderam estar presentes para receber os certificados. “Eles estão há mais de dois anos desempregados, sem carteira assinada. Atualmente, fazem ‘bicos’ em transporte alternativo e como pedreiro. Eu espero que apareça um emprego logo, logo, para eles”, declarou, esperançosa.

Os filhos de dona Valda integram o grupo de mais de 600 jovens e adultos que recebeu certificados de qualificação profissional de cursos promovidos pela Prefeitura de Belém, por meio do Fundo Ver-o-Sol. A cerimônia de entrega foi realizada na manhã desta sexta-feira, 9, no ginásio Altino Pimenta, com a participação do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

Agente de portaria, garçom e garçonete, oratória, qualidade de atendimento e relações interpessoais foram os cursos oferecidos nos meses de junho e julho deste ano. Os certificados foram entregues por uma equipe do Fundo Ver-o-Sol e outras autoridades presentes.

De acordo com a coordenação do Fundo Ver-o-Sol, um percentual dos formados tem garantindo postos de trabalho, por meio do atendimento do Portal do Trabalhador, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Economia (Secon) . “Geralmente, de 15% a 20% dos concluintes, conseguem ser absorvidos pelo mercado de trabalho. Intermediamos essas contratações com as empresas, que demandam qualificação”, afirmou Kadmiel da Costa, coordenador do Fundo Ver-o-Sol.

Mercado de trabalho - Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio deste ano, o Brasil atingiu o patamar de 13,2 milhões de pessoas desempregadas. Reforçando esses números, o próprio IBGE apontou 91 mil habitantes sem emprego em Belém do Pará. Nesse contexto, Zenaldo Coutinho, durante seu discurso, destacou a importância da qualificação profissional e da exigência de qualificação para a conquista de uma vaga no mercado.

“Acreditem no potencial de todos vocês. O dia de hoje se mostra importante por conta do encerramento de uma capacitação, mas também pela abertura de novas oportunidades. Fiquem atentos aos processos seletivos lançados pela Prefeitura, casos da Secretaria de Educação e a de Saúde, que vão publicar editais de seleção ainda neste mês de agosto. Busquem essas oportunidades”, aconselhou o prefeito aos concluintes.

Ainda na cerimônia, Zenaldo Coutinho destacou o projeto de autoria do vereador Fabrício Gama, do PMN, que prevê a destinação para o Fundo Ver-o-Sol, de 5% das vagas de empresas vencedoras de processos licitatórios no âmbito da administração municipal.

Perspectivas - Entusiasmo, alegria e ansiedade. Essa mistura de sentimentos tomou conta das centenas de pessoas que aguardavam os certificados. Vestido com o uniforme de garçom, com direito à gravata borboleta, Hans Muller de Almeida Barbosa, de 41 anos, estava bastante animado. “Estou vestido dessa forma para prestigiar a oportunidade oferecida pela Prefeitura. Esse curso combinou com as atividades de cozinha que desenvolvo e me ajudará no atendimento ao público, algo que gosto de fazer”, disse.

Sentada na primeira fila, Mirlei Silva da Luz, de 23 anos, aproveitou os cursos para aprimorar a qualificação. Segundo ela, o treinamento vai ajudar em sua atividade. “Trabalho numa pizzaria na Cidade Nova. Os cursos de garçonete e o de oratória vão ajudar no meu dia a dia e também a me expressar melhor, porque eu ficava muito nervosa ao falar com as pessoas, mas agora melhorei”, assegurou a jovem, moradora do bairro do Marco.

Serviço: As pesoas que estão em busca de qualificação podem obter informações sobre cursos que serão ofertados futuramente, na sede do Fundo Ver-o-Sol, que fica localizada na avenida Cipriano Santos, número 40, bairro de São Brás, no horário das 8 às 13 horas.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

secon

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder