DESCARTE DE LIXO

Ponto crítico no bairro da Cidade Velha é eliminado pela Prefeitura

A advogada Gisele Apolaro, de 50 anos, mostrou muita satisfação ao acompanhar a eliminação de um ponto de descarte irregular de lixo, que persistia há dez anos, na rua Doutor Assis, às proximidades do canal da Tamandaré, no bairro da Cidade Velha, onde mora. A ação, desenvolvida pela Prefeitura de Belém, visa combater os pontos críticos de descartes de lixo, que são transformados, depois, em áreas verdes.

“Assim que entrei em contato com a Prefeitura foi bem rápido para uma equipe começar a retomada deste espaço. Com isso, a população se conscientizou sobre a importância de manter o espaço limpo, com ações de educação ambiental sobre as condutas corretas que se deve ter com o lixo”, comentou a advogada.

Ação - Por meio das Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan) e Meio Ambiente (Semma), a ação consiste na limpeza do espaço, com a retirada de todo o lixo da área. Posteriormente, espécies de vegetais foram plantadas buscando mudar o visual do espaço, entre elas, a fita-verde e mini-ixora, que são plantas próprias para suportar as altas temperaturas do sol, que são comuns em Belém.

Além disso, pneus pintados de cores alegres foram colocados para demarcar o trecho e impedir que carroceiros descartem o lixo inadequadamente. A Secretaria de Saneamento adverte que quem contratar esse tipo de serviço irregular, a multa é de R$ 610 e o procedimento é encaminhado para a Semma, que poderá enquadrar a ação como prática de crime ambiental.

De acordo com o chefe de fiscalização da Sesan, José Argentino, essa ação tem importância fundamental na limpeza e diminuição dos animais transmissores de doenças que acabam sendo atraídos pelo lixo. "Esse trabalho necessita da ajuda da comunidade, pois são os moradores que vão nos ajudar na recuperação e manutenção da área. Já tivemos outras ocasiões em que a Prefeitura não teve o apoio da população e, em consequência disso, os resultados foram negativos", destacou Argentino.

Descarte irregular - Somente este ano, 80 pontos que antes eram locais de descarte irregular de resíduos na cidade foram recuperados pela Prefeitura, juntamente com os moradores. “No ano passado, eliminamos mais de 100 pontos críticos, e, este ano, o trabalho está sendo intensificado. Conseguimos recuperar uma área crítica que existia na Vila da Barca, no Telégrafo, além de outros pontos que foram eliminados nas avenidas Bernardo Sayão e João Paulo II. Aos poucos, estamos conseguindo conscientizar a população para que não descarte lixo e entulho em via pública”, destacou o secretário de saneamento, Claudio Mercês.

Serviço - A população pode colaborar ligando para o Disque Sesan 156. Por meio desse canal é possível solicitar serviços de remoção de entulho e também denunciar pessoas que descartam lixo e entulho de maneira irregular.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

semma sesan

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.