Vá ao teatro!

Espetáculo tenta provocar conscientização ecológica em crianças

Macaco engajado tenta mudar os hábitos de uma cobra sujismunda, um garoto que desperdiça água e uma mulher que insiste em usar canudinho de plástico. Estes são os principais personagens da peça que estreia dia 18, no Waldemar Henrique.

Como a arte pode ajudar na preservação e conservação do meio ambiente? O grupo “Os Varisteiros" tem a missão de responder a esta questão no espetáculo “Aventuras no Mundo Encantado”, em cartaz no próximo dia 18 de agosto, às 11h, no Teatro Experimental Waldemar Henrique. No palco, o grupo de teatro fala sobre sustentabilidade num incrível diálogo com o público infantil.

O espetáculo conta a história do Macaco Cheira-Cheira, personagem que tem a casa derrubada por madeireiros. Sem moradia, ele começa a perceber que existe muito mais desrespeito ao meio ambiente do que imaginava. Cansado de ver tantas situações críticas, acaba se tornando um defensor do planeta. Resolve conversar com a Cobra Malva, que joga lixo em qualquer lugar; João, o garoto que desperdiça água cada vez que toma banho; e Dona Maria, que usa canudinho de plástico sem necessidade.

O ator Filipe Marques explica que é “preciso fazer esses personagens reconhecerem como suas atitudes podem impactar o ambiente e o futuro de todos. É preciso que compreendam os fenômenos que ouvem falar todos os dias na TV”. Para tratar de um assunto tão importante como este, o grupo escolheu uma maneira leve para a conscientização. “No espetáculo, os assuntos são tratados de maneira lúdica, com uso da linguagem do teatro com bonecos”, conta.

Atualmente, o planeta apresenta centenas de problemas relacionados ao meio ambiente, como poluição dos rios e mares, desmatamento das florestas e ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas. A atriz Evy Loyola acredita que a responsabilidade de preservação da natureza não é algo restrito do poder público, mas de toda sociedade. "É necessário buscar espaços de interação e intercâmbio com o público que está em fase escolar e que poderá fazer a diferença dentro de casa, na escola e no bairro, alcançando a sociedade toda", diz.

O espetáculo “Aventuras no Mundo Encanado" foi apresentado nas escolas públicas do município de Barcarena e agora faz sua estreia em Belém. A apresentação no teatro Waldemar Henrique foi possível através do projeto contemplado pelo edital “Pauta Livre pelo Pará”, da Fundação Cultural do Estado do Pará, que leva espetáculos teatrais para os espaços geridos pela instituição. O grupo pretende realizar uma agenda de espetáculos na capital paraense. 

FICHA TÉCNICA - Direção: Grupo Os Varisteiros; iluminação: Enoque Paulino; dramaturgia: Marcelo Andrade e Fábio Limah; elenco: Filipe Marques, Sandra Welle e Evy Loyola. IngressosR$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

(Com informações de Brunno Gustavo)

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder