MAIS SOMBRA

Prefeitura e comunidade cultivam mudas no Portal da Amazônia

A soma de esforços do poder público e a comunidade foi demonstrada na tarde de sábado, 17, durante o plantio de mudas de oitizeiro no Portal da Amazônia, bairro do Jurunas.

A ação conjunta integra a programação da Semana do Despertar Ambiental, realizada pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiental (Semma) e da Associação dos Amigos da Orla de Belém, aberta na sexta-feira, 16, com encerramento neste domingo, 18, a partir das 16 horas. O tema da Semana é “Eu Uso, Eu Cuido”, que conta ainda com programação musical, palestras e rodas de conversas. Toda a programação é gratuita.

De acordo com Célio Guimarães, de 46 anos, da Associação dos Amigos da Orla, o plantio das mudas ajudará na arborização daquele ponto turístico e, por conseguinte, possibilitará maior visitação ao espaço, garantindo, inclusive, benefício financeiro a muitas famílias que moram no entorno do Portal.

“As pessoas não têm utilizado esse espaço em seu tempo integral, mas sim das 6h às 9h, pela manhã, depois somente a partir das 17 horas. Isso ocorre por conta do forte calor”, revela o diretor da entidade localizada no bairro da Cidade Velha. “A Semma foi muito feliz em 'comprar' a ideia e a Prefeitura veio com vontade de querer fazer”, completou o associado.

Arborização - O projeto de arborização do Portal da Amazônia tem o apoio técnico da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O plantio das dez mudas foi simbólico, mas a previsão é que de 500 a mil espécies sejam cultivadas até o final deste ano. O oitizeiro é uma árvore frutífera e sua copa é bem formada e cheia, produzindo sombra e efeito ornamental, chegando a ultrapassar os 12 metros de altura.

José Gadelha, coordenador de Educação Ambiental da Semma, destacou o benefício da união da administração municipal com a população. “A parceria entre a gestão e a comunidade é fundamental. Pautado nesse trabalho compartilhado, é que estamos oferecendo essa ação de arborização. O projeto se inicia nesta ação, mas vai ser continuado ao longo do ano, e nosso propósito é que a comunidade se sinta 'dona' e tome conta dessas mudas com o nosso apoio”, sustentou Gadelha.

Moradores, comerciantes e demais pessoas que transitavam no Portal aproveitaram a ação ambiental. Celina Freitas, de 53 anos, colaborou e plantou uma das espécies. “Com certeza, ajuda amenizar o calor e fará uma sombra boa. Se não tiver árvore, é só quentura”, opinou a vendedora de crepe. “É bom esse plantio, pois sempre tende a melhorar o ambiente urbano, ajuda a refrescar”, salientou Paulo Ferreira, de 45 anos, funcionário público e morador da Cidade Velha.

Sandra Freitas, de 38 anos, já fazia planos. “Vou ajudar a regar, trazer terra e o que for preciso para gerar sombra, e embelezar o Portal, nosso espaço de trabalho”, afirmou a vendedora de água e refrigerante.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

semma seurb

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder