SEMANA DA PÁTRIA

Ações do desfile escolar em Icoaraci são definidos entre Prefeitura e parceiros

Escolas públicas e particulares vão desfilar em três dias, em vários bairros do distrito de Icoaraci. Os eventos vão contar com infraestrutura de segurança, logística e mobilidade e as escolas apresentarão seus alunos em pelotões organizados, organizados sob um tema que promove educação, civismo e que desperte o respeito à Pátria.

O tema do desfile deste ano é "Icoaraci 150 Anos", que será desenvolvido nos dias 3, 4 e 6 de setembro, contando com mais de 40 escolas. Na manhã desta quinta-feira, 22, a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic) e órgãos parceiros, participou de uma reunião sobre os preparativos do desfile.

O encontro definiu metas e estratégias para proporcionar um evento com mais segurança e mobilidade para o público presente, às escolas participantes e aos moradores que moram no entorno dos locais onde serão realizados os desfiles.

Infraestrutura - Equipes técnicas serão enviadas aos locais dos desfiles para elaborar planejamentos de estrutura, buscando proporcionar uma melhor mobilidade a todos. “Vou repassar o que foi discutido e traçado, nesta reunião, para o diretor de trânsito. Com as informações em mãos, uma equipe será enviada para avaliar como ficará o trânsito nesses locais”, comentou o representante da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Raimundo Neto.

A expectativa é a de que, aproximadamente, 15 mil pessoas assistam ao desfile cívico-escolar na travessa Manoel Barata, em Icoaraci.  O 10° Batalhão de Policia Militar e a Guarda Municipal de Belém (GMB) estudam estratégia de segurança para que o evento ocorra sem problemas.

“A partir desta reunião, vamos estabelecer o planejamento para o desfile. Saber quais os dias, locais, quantidade de alunos que irão desfilar e, a partir daí, vamos organizar nossa estrutura de segurança”, declarou capitão Mozer, representando o comando do Batalhão.

“Estaremos com viaturas e o canil da Guarda  Municipal de Belém, e, com apoio da Polícia Militar, tudo será bem mais tranquilo”, destacou o inspetor Ronald, da GMB.

Estrutura física - Uma estrutura física, com palanque, será montada para receber autoridades políticas, militares e civis. O 26° Grupamento de Bombeiros fará a inspeção nas estruturas. “O grupamento de Bombeiro Militar, em apoio à Agência Distrital, disponibilizará viaturas de salvamento, além do efetivo a pé, que atuarão ao longo dos locais de desfile, com equipamentos para uma eventual emergência”, explicou o subtenente Francelino, representante da corporação dos bombeiros em Icoaraci.

“Há uma preocupação do Corpo de Bombeiro com a montagem de palcos, que recebem uma grande quantidade de público e ao entorno deles. A vistoria da capacidade de carga será feita com antecedência para que tudo ocorra normalmente”, garantiu subtenente Francelino.

“O poder público municipal cumpre com seu papel de possibilitar e realizar políticas públicas no âmbito educacional. O apoio às escolas particulares, promovido pela Prefeitura, são oportunidades de maior aproximação entre as pessoas, cultivando, assim, o sentimento de patriotismo na sociedade”, destacou Marco Antônio, assessor de cultura da Adic.

Dias e locais dos desfiles:

Dia 3 de setembro, das 8h às 11h, desfile no conjunto da Cohab, na travessa N-7, entre os contornos Oeste e Norte.

Dia 4 de setembro, das 8h ao meio dia, na rua Manoel Barata, entre as travessas Berredos e Lopo de Castro.

Dia 6 de setembro, das 8h ao meio dia, no conjunto Maria Helena Coutinho, na rua WE-4

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

adic semob

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder