CONQUISTA

Prefeito anuncia a construção do primeiro hospital público veterinário da capital

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e o titular da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Sérgio de Amorim, anunciaram na noite desta quinta-feira, 22, a construção, na capital paraense, do primeiro hospital público veterinário do Norte do Brasil. O anúncio ocorreu na cerimônia de encerramento do II Congresso dos Médicos Veterinários na Amazônia Legal (AmazonVet), realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

“Este empreendimento é fruto de um trabalho coletivo da Sesma, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e de toda uma comissão comprometida com a saúde animal. O hospital atenderá aos anseios da população e dos animais, que são seres emocionais e precisam da vocação, da ciência e do amor destes profissionais”, ressaltou Zenaldo.

O Hospital Público Veterinário Dr. Vahia será construído no bairro do Tapanã e ofertará serviços de baixa e média complexidade de urgência, consultas, cirurgia geral, vacinação antirrábica, exames laboratoriais e de imagem, curativos simples e complexos, fluidoterapia e palestras de educação em saúde. A previsão é de o hospital seja inaugurado no primeiro semestre de 2020.

A estrutura terá capacidade para realizar, mensalmente, 720 atendimentos de urgência, 1.080 consultas, 210 cirurgias oncológicas, 60 cirurgias ortopédicas e 300 cirurgias de emergência, além de 630 procedimentos de castração. A equipe contará com médicos veterinários, assistentes e farmacêuticos.

Para Sérgio de Amorim, o hospital reforçará o serviço de saúde animal, garantindo atendimento gratuito para animais abandonados ou com tutores de baixa renda. “Este é mais um avanço da atual gestão visando à ampliação do serviço público”, frisou.

Estiveram presentes durante a cerimônia a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV-PA), Maria Antonieta Martorano; o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcante; o presidente da Comissão Nacional de Animais Selvagens do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNAS-CFMV), Francisco Edson Gomes; a vice-reitora em exercício da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Janae Gonçalves; a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), Valéria Rocha; e o diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adepará, Augusto Peralta. Houve ainda premiações de trabalhos acadêmicos e homenagens a profissionais.

Promovido pelo CRMV-PA, o Congresso começou na terça-feira, 20, abrindo espaço para várias discussões sobre novas tecnologias na área de dermatologia, importância na conservação da fauna, palestras e mesas-redondas.

A Sesma contou com um estande para a divulgação de serviços e esclarecimentos de dúvidas dos congressistas. "Esta é uma ótima oportunidade para a troca de conhecimento, ciência e informação, sobretudo a divulgação dos serviços que a Prefeitura oferece, por meio do CCZ", disse Eliomar Souza, médico veterinário da unidade.

Tags

sesan sesma seurb

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder