PRAÇA DOROTHY STANG

Cerca de 8 mil atendimentos são esperados na edição Sacramenta do Prefeitura no Bairro

Até o próximo dia 30, a praça Dorothy Stang, localizada na área da Sacramenta, estará movimentada por conta da 15ª edição do programa Prefeitura no Bairro, promovida pela Prefeitura Municipal de Belém e aberta nesta quarta-feira, 28. A expectativa da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (Segep), coordenadora do evento, é que 8 mil pessoas sejam atendidas nos três dias de programação.

A concentração do atendimento ocorre na quadra esportiva da praça. Serviços da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), de Secretarias Municipais como de Habitação (Sehab), de Finanças (Sefin), de Educação (Semec), de Saneamento (Sesan), e também de órgãos da administração direta e indireta, como a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Defesa Civil Municipal, Ouvidoria e Ordem Pública, estão presentes nesta edição. Até às 13 horas, a Semob atendeu a 120 pessoas, sendo a maior procura pela expedição de carteira de meia passagem.  

“A Prefeitura se muda para a Sacramenta nesses três dias. Estaremos aqui com nossos gestores e serviços para melhor atender à população. Nesta quarta-feira é só o início e nossas equipes estão aqui por conta das demandas de vocês”, afirmou o prefeito Zenaldo Coutinho, se direcionando aos moradores, durante a solenidade de abertura, que contou com a presença de vereadores, dentre eles, Mauro Freitas (PSDC), chefe do legislativo municipal, e de todo o secretariado municipal.

Zenaldo anunciou a inauguração de um academia esportiva ao ar livre, localizada na praça Dorothy Stang, que será entregue aos moradores no dia 6 de setembro.

Reunião - Drenagem na passagem Santos Dumont, a construção de uma creche para atender à comunidade da área das Malvinas e a revitalização da praça Dorothy Stang foram algumas das demandas discutidas, entre o prefeito e lideranças comunitárias, durante a reunião, que abriu o evento, realizada em uma igreja próxima.

Com um bom espaço físico, a praça foi ocupada por tendas da Guarda Municipal de Belém (GMB), que expôs armamentos e demais equipamentos empregados nas ações de segurança. Até o dia 30, o público poderá conferir fotos históricas da Guarda. A Banda da Guarda Municipal participou da abertura das atividades do programa, assim como os meninos e meninas do projeto Anjos da Guarda que cantaram na cerimônia. 

Muitas atividades de recreação também foram oferecidas e mudas de plantas foram distribuídas por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semma). Serviços de corte de cabelo e design de sobrancelhas tiveram uma grande procura.

Saúde - Exames ambulatoriais, consultas médicas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e aplicação de vacinas foram alguns dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Rosiléia Gonçalves, de 53 anos, aproveitou e procurou o serviço de orientação nutricional. “Acho que estou com sobrepeso, e é importante saber o que comer para prevenção de doenças”, disse a dona de casa.

Márcio Nascimento, coordenador de Referência Técnica da Política Nutricional da Sesma, informou que 25 pessoas procuraram o atendimento até às 9h30. “Aqui, avaliamos o peso e medida dos pacientes e orientamos a boa alimentação e a prática de exercícios físicos, tudo para manter a qualidade de vida”, orientou.

Uam novidade no atendimento de saúde, nesta edição, foi a consulta pediátrica. Moradores da Maracangalha, Lana Martins, de 22 anos, e Rafael Pinheiro, de 24, pais da pequena Luiza, de três anos, souberam do novo serviço, por meio de um panfleto distribuído pela Prefeitura. “Ela (Luíza) está gripada. Achei ótimo este serviço. Ela foi medicada e a médica passou uma receita”, avaliou Lana. 

Castramóvel - Como em outras edições, o serviço do Castramóvel do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem uma grande procura. A Sesma prevê o atendimento de 168 animais, entre cães e gatos, para procedimentos cirúrgicos e aplicação de vacinas. De acordo com a Secretaria, o atendimento prosseguirá, após o encerramento do Prefeitura o Bairro, seguindo até o dia 8 de setembro para aqueles animais já agendados pelos donos.  

Cristiane Alves, de 27 anos, aguardava para o cadastramento no CCZ. “Os meus gatos já foram vacinados e minha prima está aguardando para fazer o agendamento da castração. Pegamos a ficha e estamos esperando para fazer o cadastro”, disse a jovem, ao lado da prima Larissa e da irmã Sabrina.

Serviço - O programa Prefeitura no Bairro, edição 15, no bairro da Sacramenta, segue até sexta-feira, 30, na praça Dorothy Stang, das 8 às 13 horas. Todos os atendimentos são gratuitos.

Tags

codem guarda municipal sefin segep sehab semec semma sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder