ESCOLAS MUNICIPAIS

Projeto contemplado em edital da Fumbel promove lazer e conscientização

O projeto Bem Aventurados, patrocinado pela Prefeitura de Belém, por meio do edital de projetos culturais da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), realiza atividades educativas de combate ao bullying nas escolas municipais da capital paraense. O objetivo é conscientizar sobre essa prática dentro do ambiente escolar, de forma efetiva e divertida.

Na manhã desta quinta-feira, 29, o grupo visitou a Escola Municipal João Nelson Ribeiro, no bairro do Telégrafo. As crianças tiveram uma manhã alegre, com apresentação de teatro de fantoches e lançamento do livro “A menina Sem Rosto”, que reprisam casos de opressão e intimidação entre crianças e adolescentes ocorridos no ambiente escolar.

Participação - A coordenadora das atividades e autora do livro, Suzi Rocha, conta que a participação dos alunos, de modo geral, tem sido muito boa e que a comunidade escolar necessita dessa abordagem sobre o tema de forma mais prática. “Nossa finalidade é lançar o livro, transformar a literatura em dramaturgia para que as crianças de algum modo se sensibilizem com as consequências do bullying e possam mudar e se transformar”, explicou a coordenadora.

A aluna Patrícia Vitória, de 12 anos, conta que as apresentações deixaram o momento do intervalo das aulas mais divertido e que todos têm gostado e participado. “As apresentações estão maravilhosas e tem sido muito educativo. É um tema ótimo, deveríamos falar mais sobre isso, porque muitos já sofreram com o bullying. Todos nós temos voz pra falar sobre esse assunto”, opinou a adolescente.

A professora da escola, Ângela Amaral, disse que o projeto foi apresentado, antes, ao corpo docente da instituição e logo foi aceito, em virtude de que o bullying é uma situação recorrente no cotidiano dos colégios. “Nós nos organizamos para que todos participem. A atividade lúdica é uma coisa que atrai muito, independente de faixa etária, e sempre ajuda a descontrair e interagir”, finalizou a docente.

Tags

fumbel

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder