ENCONTRO

Fumbel e Unicef promovem capacitação para projetos sociais

A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizou na última sexta-feira, 30, o “Encontro de Formação de Disseminadores da Metodologia Competências para Vida – Trilhando Caminhos da Cidadania”. O evento capacitou 28 projetos incentivados pelo edital de projetos culturais de relevância social da Fumbel, que possuem como público-alvo crianças e adolescentes.

A iniciativa teve como principal objetivo o de apresentar aos projetos ferramentas de apoio para auxiliar nas atividades, com meninos e meninas, na etapa da adolescência, com propostas dinâmicas, discussões e perguntas norteadoras que trabalhem de forma lúdica o conteúdo aplicado a esse público.

“A oficina é um convite para que os projetos contemplados pelo edital da Fumbel possam ter acesso a esse tipo de metodologia e possam aplicá-la da melhor maneira possível, fortalecendo as atividades que eles já têm na área da cultura, música, dança, sendo incorporada na discussão artística ou no desenvolvimento dos projetos”, explica a Oficial de Adolescentes do Unicef na Amazônia, Joana Fontoura.

Cassiane Dantas faz parte do projeto “Dance e Recrie o Mundo” e diz que a capacitação vai ajudar a nortear as ações dentro do grupo de dança. “As dinâmicas foram muito boas no sentido de nortear as nossas ações, de orientar, de fazer com que a gente projete uma organização onde caiba todas essas pontuações dentro do nosso discurso enquanto ação dentro do grupo com os jovens que nós atendemos, para que possamos respeitar a humanidade, a diversidade e as diferenças”, conta.

Paula do Espírito Santo é coordenadora executiva do “Companhia da Arte”, projeto que trabalha com o protagonismo de idosos. Ela conta que apesar de não trabalhar com adolescentes, o conteúdo do guia da capacitação do Unicef pode ser adaptado para o público com o qual trabalha. “Eu não vou ter dificuldades de pegar essas informações, as dinâmicas, os direcionamentos de princípios, modos e maneiras do que foi trazido para cá e adaptar para o despertar do protagonismo idoso”, afirma a coordenadora.

“A gente precisa levar o que aprendeu aqui e sugerir coletivamente para ver como as experiências vão se tornando verdade ou não. Pretendemos aplicar e levar a mensagem do que foi recebido aqui”, conta Paula do Espírito Santo.

Capacitação – O “Competências para Vida – Trilhando Caminhos para Cidadania” é um guia desenvolvido pelo Unicef, juntamente com governos municipais, estaduais e parceiros da sociedade civil. O material é composto por 20 competências cognitivas e socioeconômicas que servem como ferramenta de trabalho para apoiar pessoas que desejam contribuir com a formação de adolescentes.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

fumbel

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder