HOMENAGEM À PÁTRIA

Momentos de emoção e criatividade marcam Desfile Cívico Escolar em Outeiro

A movimentação na rua Manoel Barata foi intensa, desde o início da manhã desta quinta-feira, 5, quando a ilha de Caratateua recebeu o tradicional desfile cívico-escolar das escolas localizadas no distrito de Outeiro. Este ano, o desfile teve o tema “Aliança pela Paz, a Educação como Instrumento de Direitos”.

Mais de 3 mil alunos de diversas escolas públicas municipais e particulares participaram do desfile promovido pela Prefeitura de Belém, e organizado pela Administração Regional do Outeiro (Arout) e Secretaria de Educação (Semec). Ao todo, 14 instituições participaram, marcando presença, demonstrando emoção, criatividade e adereços bem elaborados.

Yan Miranda, administrador regional do Outeiro, agradeceu a participação de toda comunidade escolar no desfile. “Estamos muito felizes e orgulhosos com mais esse resultado positivo na realização do Desfile Cívico Escolar, promovido pela Prefeitura de Belém. Queremos agradecer à toda comunidade escolar que participou ativamente, incentivando e valorização dos trabalhos desenvolvidos dentro e fora das escolas”, comentou.

Programação - A abertura da programação se iniciou por volta das 8h30, com apresentação do primeiro bloco de escolas com a Escola Bosque (Funbosque) Infantil; Unidade de Educação Infantil Itaiteua e Escola Comunitária Primavera. O estudante Carlos Henrique Silva não escondeu a alegria de participar do evento. “Gostei muito do desfile, aqui a gente se diverte e encontramos os colegas de outras escolas”, contou o aluno.

Ana Cláudia Barbosa, de 45 anos, vibrou durante a apresentação de sua escola do “coração”, a Escola Bosque (Funbosque). “É muito lindo ver as crianças, jovens e adultos levantando a bandeira da educação, da igualdade social e direitos”, disse.

Já se aproximava das 10 horas, quando o segundo bloco de instituições formado pela Escola Santa Terezinha, Escola Shalon e Semente do Gênesis, começou a desfilar.

Pelo segundo ano, Manuela Silva, de 30 anos, acompanha os dois filhos, Josuel e Thiago Silva, durante o desfile. “Eu sempre incentivo e apoio os meninos durante as programações na escola. Sabemos que o desenvolvimento da educação está diretamente ligado à boa relação dentro de casa. Quando participamos de eventos como este, aprendemos muito, e também é uma oportunidade de prestigiar os trabalhos desenvolvidos por nossos filhos e professores”, destacou a administradora.

Na sequência, houve apresentações dos colégios Vitória, Cinco de Março, Grupo de Desbravadores, Escola Municipal Helder Fialho Dias, Escola Municipal Pedro Demo, Escola Geny Gabriel Amaral. O encerramento ficou por conta da Escola Municipal Monsenhor Azevedo e Escola Bosque.

Apoio - Com o intuito de garantir a segurança, agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB) reforçaram atividades de proteção ao público e prevenção à violência. Considerando o grande fluxo de veículos nas proximidades, agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) também acompanharam o movimento com 10 agentes e quatro viaturas.

Durante os intervalos dos desfiles, agentes de vias públicas do Departamento Operacional da Arout atuaram na limpeza da rua e recolhimento de lixo.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

arout guarda municipal semec semob

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder