ASSISTÊNCIA

Belém é a primeira cidade do Brasil a executar o projeto “Futuro na Mão”

A cidade de Belém será a primeira capital do Brasil a executar o projeto “Futuro na Mão”. Trinta servidores da Fundação Papa João Paulo XXIII (Funpapa) participarão da capacitação marcada para o mês de outubro, em Brasília (DF). O público-alvo do projeto são os beneficiários do Programa Bolsa Família.

O projeto “Futuro na Mão" é uma iniciativa do governo federal que vai oferecer educação financeira para melhorar a gestão do orçamento familiar e garantir a autonomia das famílias beneficiárias do Bolsa Família,  por meio de conhecimento e ferramentas de educação financeira. A ideia é que elas quebrem o ciclo da pobreza entre gerações.

"Nós recebemos a equipe do Ministério da Cidadania, que veio avaliar como estava o atendimento dos serviços prestados pela Prefeitura de Belém aos usuários do Programa Bolsa Família. A avaliação foi de excelência e então Belém foi escolhida para executar o projeto", disse Adriana Azevedo, presidente da Funpapa. A visita ocorreu em junho deste ano.

O Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania e da Secretaria Nacional de Assistência Social, convidou a Fundação Papa João XXIII para o 1º Ciclo de Formação na Metodologia “Futuro na Mão: dando um jeito na vida financeira”.

Os 30 servidores da Fundação que vão para Brasília serão os 12 coordenadores de Centros de Referência em Assistência Social (Cras), um técnico de cada unidade, quatro técnicos da Coordenação de Proteção Social Básica e a presidente da fundação.

"Após a viagem, o próximo passo é marcar encontros com os usuários do Bolsa Família e lançar o projeto ‘Belém Futuro na Mão’ para os beneficiários", informou a presidente da Funpapa.

Execução - As oficinas do projeto são formadas por três encontros oferecidos nos Cras, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família. Cada encontro possui objetivos específicos e os participantes recebem material para auxiliá-los durante o curso.  O material utilizado, desenvolvido em parceria com beneficiários do Bolsa Família, baseia-se em três eixos: formação de reservas, planejamento financeiro e controle de dívidas.

Essa será uma ação de consolidação e fortalecimento do projeto “Futuro na Mão”, nas cinco regiões do país e Belém foi escolhida por se destacar pelo seu empenho em qualificar o atendimento e serviços socioassistenciais.

"A importância do trabalho com compromisso de qualidade e de atenção aos usuários do programa trouxe a credibilidade de que Belém pode executar o programa", destacou Adriana Azevedo.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

funpapa

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder