SENADOR LEMOS

Serviços de modernização e ampliação da iluminação pública avançam na cidade

Dentro das ações da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) que visam à substituição do padrão de iluminação pública de toda a cidade com instalação de novos equipamentos, a avenida Senador Lemos é a mais recente via a receber os serviço.

Ao longo de toda avenida, estão sendo trocadas 293 luminárias por lâmpadas de LED (Light Emitting Diode), que são mais econômicas e têm maior capacidade de iluminação. Também estão sendo instalados novos “braços” que sustentam as luminárias, em formato mais extenso, que potencializam o alcance da iluminação na via.

“Desde 2013 temos nos empenhado em renovar e ampliar nosso parque de iluminação pública, com substituição das lâmpadas a vapor de sódio, de cor amarela, pelas de cor branca, além da instalação de novos pontos de iluminação. O novo padrão permite uma iluminação mais clara e com maior alcance, proporcionando melhores condições de visibilidade, um ar de modernidade para a cidade e contribuir para inibir assaltos”, explica o diretor do Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Seurb, Manoel Machado.

A Senador Lemos é a sexta via a receber em toda sua extensão a iluminação em LED. O serviço já chegou às avenidas João Paulo II, Visconde de Souza Franco, Tamandaré e Brigadeiro Protázio e parte da Augusto Montenegro.

Renovação - Entre 2013 e julho de 2019 a renovação na iluminação pública atingiu 78.692 dos 91 mil pontos existentes. Dentre os serviços realizados estão a substituição de lâmpadas amarelas por brancas em 62.520 pontos e a instalação de novos pontos de iluminação em 16.172 locais, sendo 1.556 em calçadas e 2.002 de LED. Somente no primeiro semestre deste ano já foram 3.908 substituições e instalações.

Os bairros e ilhas beneficiados foram: Cidade Velha, Batista Campos, Campina, Reduto, Umarizal, Nazaré, São Brás, Marco, Guamá, Marambaia, Outeiro, Mosqueiro, Tenoné, Canudos, Barreiro, Aguas Lindas, Aurá, Curió Utinga, Jurunas, Benguí, Pratinha, Sacramenta, Telegrafo, Val-de-cans, Condor, Cremação, Fátima, Una, Aurá, Guanabara, Cabanagem, Coqueiro, Ponta Grossa, Agulha, Paracuri, Cruzeiro, Campina de Icoaraci, Maracacuera, Aguas Negras e Cotijuba.

A Seurb  também executa, diariamente, o serviço de manutenção de lâmpadas e luminárias dos postes de iluminação pública, com equipes atuando em três turnos diários, inclusive aos finais de semana. Pedidos de manutenção em lâmpadas e luminárias podem ser feitos pelo número 0800 400 0300, de segunda a sexta-feira, de 8h às 21h, e aos sábados, de 8h às 12h.

Iluminação verde – A Seurb instala, ainda, iluminações temáticas em prédios públicos. Neste mês, a secretaria aderiu à Campanha Nacional Setembro Verde, em alusão ao Dia de Doação de Órgãos, e instalou em quatro pontos da cidade luzes verdes para sensibilizar a população sobre a necessidade de doação de órgãos.

Os locais que receberam a iluminação verde em suas fachadas foram o prédio do Palácio Antônio Lemos, com 18 projetores; o Mercado de São Brás, com nove projetores; o Mercado de Peixe do Ver-o-peso, com dez projetores; e o prédio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), com quatro projetores. 

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

seurb

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder