SAÚDE

Prefeitura de Belém participa do Congresso Brasileiro de Infectologia

Representando o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Sérgio de Amorim, marcou presença na noite desta terça-feira, 10, na cerimônia oficial de abertura do XXI Congresso Brasileiro de Infectologia (Infecto 2019), no Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia.

Amorim ressaltou alguns avanços na saúde pública do município de Belém ao longo de aproximadamente sete anos de gestão. “Reestruturamos e reequipamos o Casa Dia para oferecer um atendimento de melhor qualidade aos pacientes. Descentralizamos os testes rápidos de HIV e sífilis para as unidades de saúde, a fim de detectar doenças e iniciar o tratamento aos pacientes. Disponibilizamos uma unidade móvel de vacina para áreas onde a cobertura vacinal ainda é escassa, dentre tantos outros investimentos já realizados para levar uma saúde de qualidade à população”.

Mais de 80 servidores municipais participam do congresso, que seguirá até sexta-feira, 13. “São médicos, infectologistas, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos, dentre outros que estão enriquecendo-se de conhecimento científico para aplicá-los na rede SUS (Sistema Único de Saúde) de forma a garantir o acesso à pessoa vivendo com HIV, aids, hepatites ou doenças tropicais”, informou o coordenador da Referência Técnica de IST, Aids e Hepatites Virais da Sesma, Reginaldo Júnior.

No estande da Prefeitura de Belém, profissionais da Sesma realizam trabalho de orientação educativa para os mais de 2 mil congressistas sobre profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) e profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), além da distribuição de insumos de prevenção (preservativos e gel lubrificante).

“Este congresso é de suma importância para que possamos colocar nossos profissionais e, sobretudo, as unidades de saúde que já descentralizam o tratamento de HIV, nesse circuito de aprendizado e manuseio das práticas de HIV/Aids no município de Belém”, disse Reginaldo Júnior.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura a presidente do Congresso de Infectologia, Maria do Perpétuo Socorro Corrêa; o secretário de Estado de Saúde Pública (Sespa), Alberto Beltrame; o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sérgio Cimerman; o presidente da Sociedade Paraense de Infectologia (SPI), Alessandre Beltrão; o presidente da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará (SMCP), José Rufino Costa; dentre outros.

O congresso conta com uma programação científica qualificada, permitindo uma completa atualização e capacitação em doenças infecciosas, com a contribuição de renomados especialistas nacionais e do exterior.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder