Cultura

Pianistas da Rússia e Itália apresentam recital com entrada franca

A Fundação Amazônica de Música convida todos para os recitais de piano com artistas convidados da Rússia e Itália.

A primeira apresentação será com a pianista russa Elina Sarkisian, no dia 19 de setembro, às 20 horas, na Sala Augusto Meira Filho – Arte Doce Hall e, na noite seguinte, 20 de setembro, será a vez do recital do pianista italiano Emanuelle de Vitto junto com o Quarteto FAM, na mesma hora e local. Elina irá interpretar obras de S. Rachmaninoff e Emanuelle irá tocar as composições de J. Brahms. A entrada é franca.

Repertório – Uma noite dedicada às sonatas é a aposta da pianista russa Eliana Sarkisian para conquistar a plateia. Ela irá tocar a Sonata n 1 op. 28 e a Sonata n 2 op. 36, de S. Rachmaninoff, grande pianista, compositor e maestro russo, que foi um dos principais representantes da sua época do estilo Romântico. Na noite seguinte ao recital de Elina, o público poderá apreciar a interpretação das notas da Sonata n 3 op. 5, de J. Brahms, compositor alemão, também conhecido como uma das personalidades do período Romântico, tocadas pelo pianista italiano Emanuelle de Vitto.

Além da sonata, Emanuelle também irá executar a obra Piano Quintet op. 34, “Quinteto de Brahms para piano e quarteto de cordas”, com a participação dos alunos e professor do Projeto Vale Música; Fábio Santos (1° violino), Nathalia Vidal (2° violino), Haroldo Correia (viola) e Bruno Valente (violoncelo).

Jovens talentos - Entre os pianistas que apareceram recentemente nos palcos mundiais, o nome da pianista Elina Sarkisian ocupa um lugar especial. Sua trajetória como musicista iniciou-se aos 9 anos de idade, quando ela realizou uma turnê com uma série de concertos na Holanda, Polônia e Alemanha e, desde então,não parou mais. A pianista já participou de inúmeros festivais internacionais, como o Rheingau Music Festival, Clavier Piano Cologne, Festival Internacional de Música de Malta, dentre outros.

Elina já se apresentou no Conservatório de Moscou, Academia Gnessin, St. Petersburg House of Music, e no Grande salão da Academia em Tel Aviv. Entre os países em que tocou estão: França, Espanha, Itália, Israel, Alemanha, Holanda, Polônia, Rússia e Brasil.

Também conquistou bolsas de estudo como prêmio nos festivais que já participou, como a bolsa de estudos da Fundação do Presidente da Federação Russa, Fundação do Ministério da Cultura e Krainev Foundation for Gifted Children. Elina Sarkisian recebeu os primeiros prêmios no Concurso de piano “Sidelnikov International ”, Concurso Internacional de Piano de Maria Yudina, Safonov International Competição de piano e outros.

Aos 16 anos, foi convidada para continuar seus estudos na Academia de Música de Tel Aviv sob a orientação do Prof. Arie Vardi. Atualmente, Elina está estudando na Accademia PIanistica di Imola “Incontri col Maestro” (Itália), na turma de Boris Petrushansky.

Emanuele Vito De Caria, sempre foi apaixonado pelo piano desde cedo. O jovem pianista começou sua jornada de suecesso em festivais e concursos de piano chegando, constantemente, ao primiro lugar do pódio. Ele estudou no Conservatório de Piano "F. Cilea", em Reggio Calabria (Itália), assim como na  Academia de Piano "Incontri col Maestro" de Imola (Itália).  Em 2012, teve sua estreia no Teatro Comunale "F.Cilea" de Reggio Calabria, também participou da 1º Competição Internacional  "L.S.D'Agata" de Acireale (CT), obtendo o primeiro lugar absoluto de toda a competição.  No mesmo ano, conquistou o primeiro prêmio na 11ª edição do Concurso "P. Benintende" de Villa San Giovanni.

Emanuelle já se apresentou várias vezes na seção cultural "Salotto dell'Editore", dedicado aos talentos do Conservatório, transmitido pela estação de TV RTV.  Em 2013 ganhou em primeiro lugar no XVIII Concurso Nacional "B.Albanese" de Caccamo e primeiro lugar no XIV Concurso Internacional "La Vallonea" de Tricase, obtendo também o prêmio especial "G.Paisiello" para "o melhor toque, estilo e frase ". Emanuelle também conquistou o prêmio geral no IV Concurso Nacional" E.Sollima "de Enna e na XXV edição do Concurso de Piano "A. Trombone" de Palermo, obtendo também o "Antonio Prêmio Trombone ", que consiste em uma bolsa de estudos.

Participou da oitava edição do Concurso Nacional "Città di Piove di Sacco" e também foi selecionado para realizar um concerto no Teatro "Dario Fo" de Camponogara, em Veneza. Em 2015, ele participou do Concurso Internacional" Città di Paola - S. Francesco ", organizado pelo Associação de música "Orfeo Stillo" de Paola, onde ganhou, mais uma vez, o primeiro lugar.  No ano seguinte, foi vencedor do Concurso Nacional de Música "Magna Grécia" de Gioiosa Jonica e em 2017 tocou o concerto inaugural da temporada de concertos "Concerti di Primavera" do Teatro Comunale di Bologna, assim como o 34º Festival de Piano "Mario Ghislandi" de Crema. Além desses, o músico ganhou muitas outras competições em que concorreu mundo a fora e é considerado um fenômeno do piano.

Mais informações 3347-0505

Tags

cultura Música

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder