Muito cuidado
O início da temporada de saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), nesta sexta-feira (13), também acendeu o alerta para o risco de golpes na internet contra quem tem o direito de sacar. Uma das fraudes mais usadas é a criação de perfis falsos da Caixa nas redes sociais. Com eles, os hackers coletam dados dos incautos ou podem até invadir as contas das vítimas e trocar a senha, para retirar o dinheiro.
Geralmente, o hacker envia links por whatsapp ou SMS, passando-se por amigo da vítima. Esses links levam a uma plataforma que parece ser da Caixa, mas não é. Quando acessa a página, o usuário é induzido a informar dados como nome, CPF ou número da conta ou cartão. Se você fizer isso, de boa fé, acaba de ser lesado por um cibercriminoso ou uma quadrilha de hackers.
Para se defender, o melhor caminho é a desconfiança. Os golpistas oferecem facilidades para atrair a pessoa que tem direito a fazer o saque, mas procura um atalho para não ter de ir ao banco nem enfrentar filas. O ditado já adverte: quando a esmola é demais, até o santo desconfia. O ideal é manter atualizados os sistemas dos celulares, o que ajuda a reprimir golpes. Mesmo assim, é bom não passar informações pessoais sem checar, antes, a origem daquela página que lhe foi encaminhada em um link.
Além da desconfiança, um pouco de paciência não faz mal a ninguém. A Caixa anunciou horários especiais para atender à demanda extra provocada pela liberação de até 500 reais. O expediente das agências terá duas horas a mais até a próxima terça-feira e algumas vão abrir aos sábados.
Existe ainda um cronograma definido para essa liberação, que estabelece períodos para o pedido de liberação e para o saque propriamente dito, definindo prazos de acordo com a data de nascimento e a condição de cliente ou não-cliente da Caixa. Não precisa sair correndo para se meter numa fila da Caixa sem ter a certeza de que aquele é o seu dia de saque.
O comportamento mais seguro, portanto, é ficar de olho no cronograma, consumir o máximo possível de informações sobre os períodos de atendimento e programar-se para buscar esses quinhentinhos, que chegam em boa hora.
De olho no calendário
A partir desta sexta, 13, é a data de saque apenas para quem tem conta-poupança na Caixa ou para quem tem conta corrente no banco e solicitou a antecipação até domingo passado, dia 8 de setembro. Mas esse período vale somente para quem nasceu nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Quem nasceu em maio, junho, julho e agosto receberá a partir de 27 de setembro. E quem nasceu em setembro, outubro, novembro e dezembro terá de esperar até o dia 9 de outubro.
Os correntistas da Caixa que fazem parte do segundo grupo, com aniversário entre maio e agosto, têm de solicitar a antecipação até o próximo dia 22, para receber dia 27. Já os correntistas nascidos entre setembro e dezembro devem fazer o pedido até o dia 4, para receber no dia 9 de outubro. Caso percam o prazo da solicitação, essas pessoas não perdem o direito ao saque, mas terão de aguardar até 20 dias após o pedido para obter a liberação.
Somente depois de atender aos seus poupadores e correntistas, a Caixa começará a liberar o saque do FGTS para quem não é seu cliente, mas tem conta em outro banco ou não tem conta corrente nem poupança em lugar nenhum - desde que tenha direito ao saque por possuir saldo em contas ativas ou inativas do FGTS.
A data dos saques para essas pessoas também está vinculada ao mês do aniversário. Começa no dia 18 de outubro e se estende até 6 de março de 2020. Essas pessoas poderão sacar o dinheiro em agências da Caixa, em caixas eletrônicos e nas casas lotéricas. Confira o cronograma:
Nascidos em janeiro: 18 de outubro
Nascidos em fevereiro: 25 de outubro
Nascidos em março: 8 de novembro
Nascidos em abril: 22 de novembro
Nascidos em maio: 6 de dezembro
Nascidos em junho: 18 de dezembro
Nascidos em julho: 10 de janeiro
Nascidos em agosto: 17 de janeiro
Nascidos em setembro: 24 de janeiro
Nascidos em outubro: 7 de fevereiro
Nascidos em novembro: 14 de fevereiro
Nascidos em dezembro: 6 de março