BAIRRO DA CONDOR

Área da Bernardo Sayão receberá projeto visando práticas esportivas e lazer

O trecho da avenida Bernardo Sayão que compreende a área física do antigo Iate Clube do Pará até à praça Princesa Isabel, no bairro da Condor, vai passar por significativas intervenções, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Belém, com o propósito de oferecer lazer e prática esportiva.

A previsão é de que a obra comece em janeiro de 2020, após a escolha, por meio de processo licitatório, da empresa que executará o projeto de engenharia. Até que seja dado o início nas intervenções, a gestão municipal define as ações finais do planejamento da obra.

Visita - Na manhã desta terça-feira, 17, o prefeito Zenaldo Coutinho, acompanhado de alguns secretários e representantes do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), visitou o antigo Iate Clube do Pará. Representantes da comunidade também tiveram a oportunidade de acompanhar a visita.

“Nesta marina pública, diferentes projetos sociais e esportivos estão sendo realizados e trouxemos representantes das secretarias de Urbanismo, Saneamento, Esporte, para que, juntos, possamos planejar melhorias na infraestrutura e assim garantir a participação da população. Este espaço público vai ficar cada vez melhor”, avaliou o prefeito, que ouviu as sugestões da comunidade e analisou a área juntamente com a equipe técnica do município.

Projeto - Segundo a coordenação do Promaben, o projeto surgiu em 2018, com a necessidade de prevenir o despejo de lixo e de rejeitos naquele trecho da avenida Bernardo Sayão. “O projeto foi apresentado ao prefeito ao final do ano passado. A ideia era eliminar o lixo desta área e estimular o cuidado por parte da comunidade”, destacou Luciana Vasconcelos, coordenadora do Promaben, que conta também que houve o envolvimento das secretarias e discussões com a comunidade por intermédio do Núcleo de Atendimento à Comunidade (NAC).

Em julho deste ano, o NAC iniciou atividades esportivas com o uso da piscina. “Este espaço estava abandonado por muito tempo e, para nós, é uma satisfação revitalizar o local. O Núcleo, junto com o centro comunitário e secretarias municipais , reabriu o espaço em benefício da comunidade”, assegurou Marinalva Muniz da Silva, do NAC, órgão ligado ao gabinete da Prefeitura de Belém.

De acordo com a Prefeitura, 700 adultos dos bairros da Condor, Guamá, Terra Firme e Cremação praticam a atividade de hidroginástica e 350 crianças, a natação, na piscina.

Comunidade - Com base no projeto arquitetônico proposto pelo Promaben, os cerca de 400 metros do trecho da Bernardo Sayão, entre a marina pública e a praça Princesa Isabel, devem receber diversas ações urbanísticas para atender à comunidade, dentre as quais, um calçadão com iluminação, quadras poliesportivas, academia ao ar livre, estacionamento, além de áreas para receber modalidades náuticas como remo, caiaque e vela.

“É uma grande área com vocação para prática de esporte e do lazer. E, hoje aqui, com o prefeito e demais secretários, estamos dando novo significado a este espaço, buscando dar vida a ele, novamente, em uma iniciativa junto com a comunidade”, afirmou Wilson Neto, secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Com o neto Davi no colo, de pouco mais de um ano, Maria do Socorro Silva, de 58 anos, acompanhava a outra neta na natação. “Eu pratico natação aqui e a minha neta também. Acho importante a Prefeitura oferecer atividades aqui. Se for fazer uma reforma, ficará melhor ainda”, opinou a moradora da Condor.

Raimundo Araújo, de 59 anos, praticante de remo, cumpre rotina diária na área da marina pública. Com alguns atletas, acompanhou a visita do prefeito Zenaldo Coutinho. “Quando Zenaldo assumiu a Prefeitura, ele garantiu um espaço para a gente aqui, que possibilitou a estrutura do remo aqui no Iate Clube, em 2014. Esse núcleo de esportes vai ser muito importante para a melhoria de nossa atividade. Aqui poderemos remar de manhã e à tarde”, assegurou Raimundo.

Revitalização - A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) deve iniciar, juntamente com as demais secretarias, um trabalho de revitalização da infraestrutura da área interna, onde, atualmente, se praticam as atividades esportivas oferecidas à comunidade. 

“Vamos dar uma ‘humanizada’ aqui na área interna, mas antes vamos fazer um levantamento técnico. Estamos aguardando o trabalho do Promaben e vamos iniciar essa reforma”, garantiu Annete Klautau, titular da Seurb.

Tags

gabinete promaben sejel sesan seurb

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder