FORÇA TAREFA










Foto: João Gomes - NID Comus
Uma missa prevista para a noite desta sexta-feira, 20, na sede da capela Sagrada Família, localizada na avenida Visconde de Inhaúma, marcará o término do atendimento da Prefeitura Municipal de Belém, oferecido às dezenas de famílias vitimadas pelo incêndio ocorrido na madrugada da última sexta-feira, 13, na passagem São Benedito, bairro da Pedreira.
Durante uma semana, a Prefeitura disponibilizou o trabalho de equipes, não apenas da Defesa Civil Municipal, como também da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), de Saneamento (Sesan), de Urbanismo (Seurb), de Habitação (Sehab) e Portal do Trabalhador, com o apoio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) e da Guarda Municipal de Belém (GMB).
Balanço - Na manhã desta sexta-feira, Carol Rezende, coordenadora da Defesa Civil do Município, fez um balanço do atendimento dispensado às 49 famílias, proprietárias das 40 casas destruídas pelo fogo, sendo 34 delas com perda total.
“A Prefeitura realizou o trabalho de cadastramento, acolhimento, orientação e atendeu à todas as necessidades das famílias vítimas do incêndio”, observou Carol Rezende. “A gestão municipal ofereceu atendimento na sede da capela, mas também serviços de limpeza do canal da avenida Visconde de Inhaúma, assim como no cenário do incidente que desabrigou próximo de 160 moradores da passagem São Benedito”, adicionou a coordenadora.
Guarnições da Guarda Municipal de Belém asseguraram o trabalho das equipes da Seurb e Sesan, que retiraram entulhos da avenida Visconde de Inhaúma
Mais de duas toneladas de alimentos foram arrecadadas, além de uma grande quantidade de roupas e itens de vestuário. Devido o volume recebido, a Prefeitura, com o apoio de lideranças comunitárias, iniciou o transporte do material para a igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada na avenida Pedro Miranda, bairro da Pedreira.
Com o encerramento das atividades da Prefeitura na capela Sagrada Família, as doações deverão ser feitas, a partir de agora, domingo a domingo, das 8h às 19h, na igreja de Nossa Senhora Aparecida, localizada na Pedro Miranda, entre as travessas Angustura e Barão do Triunfo, sem número.
Social - Na tarde da última quarta-feira, 18, com a presença do prefeito Zenaldo Coutinho, foram entregues os auxílios do aluguel social a 30 famílias que tiveram perda total de suas residências, a ser liberados pela Sehab.
Foi entregue também o cheque moradia municipal, benefício destinado ao pagamento de mão de obra para a reconstrução de imóveis. Os valores do aluguel social e do cheque moradia, a serem depositados nos próximos dias nas contas correntes dos beneficiários, respectivamente, são R$ 2 mil e R$ 3 mil, sendo garantido às famílias que tiveram perda total de suas residências. No caso do cheque moradia, os moradores que tiveram perda parcial dos imóveis, receberão valores diferenciados.
“Estamos com o trabalho de aterramento da área onde ocorreu o incêndio. O material está sendo transportado da nossa usina, localizada no bairro do Tapanã. O trabalho aqui deve durar aproximadamente uma semana”, explicou Paulo Lorentino, servidor da Sesan.
Seis caçambas, uma retroescavadeira e uma pá-carregadeira estão sendo utilizadas pela Sesan no trabalho de aterramento do terreno. A passagem São Benedito deve passar por obras de pavimentação em pontos mais críticos, um compromisso firmado pelo prefeito Zenaldo Coutinho.
Alimento - Dentre as famílias beneficiadas pela força-tarefa montada pela Prefeitura de Belém está a de Bárbara Ribeiro, de 23 anos. A família da jovem recebeu o aluguel social e o cheque moradia, garantidos por meio da Funpapa, e também uma grande quantidade de donativos. “Estamos numa casa alugada, já por conta do aluguel social garantido pela Prefeitura. Ainda estamos recebendo diversas doações aqui em casa”, revelou Bárbara, moradora temporária da passagem Otília.