Geração de renda
Criado pelo empresário Diogo Garcia, da DG Invest, com sede no Rio de Janeiro, o projeto Bracanna Brasil chega ao Pará no próximo mês de outubro, para mobilizar as populações de pequenas cidades contra o desemprego e a fome. A ideia é estimular potenciais empreendedores desses municípios, por meio de empréstimos em condições diferenciadas, para viabilizar esse movimento social e econômico.
Para dar a largada, foi escolhida a Zona do Salgado, uma área de 5,8 mil quilômetros quadrados localizada na região nordeste do Pará, composta por 11 municípios, onde vivem cerca de 270 mil habitantes. A população da maioria das cidades está entre 5 mil e 30 mil habitantes, tem o IDH-M baixo e uma economia baseada no extrativismo e na agricultura familiar.
Além de fomentar pequenos empreendedimentos nesses locais, a Bracanna também pretende investir capital próprio em negócios identificados com a região, como a produção de açaí e o turismo, por exemplo. Diogo Garcia começará essa jornada por Maracanã, terra natal de Allen Rechene, um jovem de 17 anos que está empenhado em difundir a ideia no Pará.
Allen é embaixador da Bracanna no Pará. Ele acredita que a ideia vai atrair ainda mais investidores para projetos sustentáveIs, favorecendo as populações de Colares, Curuçá, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Salinópolis, São João de Pirabas, São Caetano de Odivelas, São João da Ponta, Vigia e Terra Alta. “As cidades menos desenvolvidas da região do Salgado precisam construir uma economia equilibrada e crescente. Os moradores ainda dependem muito de empregos no serviço público municipal e Bolsa Família”, observa Allen.
Para marcar o lançamento da Bracanna Pará, será realizado um evento no dia 27 de outubro, no Ver-o-Peso, com apresentação de grupos musicais e de folclore paraenses, numa parceria com o Box da Neuza.
Oportunidades
Uma das fontes de arrecadação da Bracanna Brasil é a venda on-line de produtos que levam sua marca. O primeiro lançamento é o livro “Fazer diferente”, que está disponível no site de vendas da Amazon. De acordo com o página da Bracanna Brasil na internet, a empresa promete usar “100% do lucro” para ajudar a acabar com a fome no Brasil e na África. "Escolhi o Pará por uma questão estratégica. Quando a gente fala na questão da fome no Brasil, sabe que o Norte do país concentra muito esse problema. E o pará tem um potencial econômico gigante", afirma Diogo Garcia.
"A Bracanna sempre foi uma motivação pessoal minha. Há mais de 10 anos eu planejo criar uma instituição de ajuda a pessoas, mas eu precisava de capital e não tinha intenção de fazer isso como organização social", esclarece o empresário.
"Meu interesse de investir no extremo Norte do Brasil é, justamente, para sair do viés que todo mundo escolhe, que é buscar o melhor rendimento em outras regiões", explica. "Eu não estou procurando o melhor rendimento. Estou preocuado em ter rendimento, sim, mas ao mesmo tempo fomentar o desenvolvimento de regiões que são empobrecidas e não têm oportunidades".
Saiba mais em: https://www.instagram.com/bracanna.brasil/
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