SIMPLIFICAÇÃO

Prefeitura de Belém disponibiliza novo sistema de emissão de tributos

O novo sistema de emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe) oferece maior agilidade para cerca de 50 mil contribuintes do município de Belém. A iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Finanças (Sefin), disponibiliza o Sistema Integrado de Administração Tributária (SIAT), visando unificar, facilitar e disponibilizar informações relativas a tributos para empresas prestadoras e tomadoras de serviços do município. A Secretaria de Finanças promoveu nesta terça-feira, 2, um mutirão para tirar as dúvidas da comunidade, na unidade que fica localizada no bairro da Campina.

Para o senhor Paulo Veleza, proprietário de uma empresa de instalação elétrica, o sistema vai contribuir para o pagamento e emissão das NFSe. “Já testei o sistema. Acredito que o serviço vai ser menos burocrático e mais ágil, facilitando a vida do consumidor”, disse.

Segundo a diretora de Departamento de Tributos Mobiliários da Sefin, Lia Márcia Nacif, a inovação do sistema é a unificação de todos os serviços que são disponibilizados. “O SIAT veio unir vários sistemas que antes o contribuinte tinha que fazer separadamente, como cadastro do IPTU, arrecadação, fiscalização, emissão de certidão negativa e outros. Agora, ele faz tudo em um só lugar, viabilizando e garantindo o atendimento”, destacou a diretora.

Plataforma - A plataforma, mais moderna e de fácil navegação, está preparada para atender ao contribuinte de forma simplificada. “A Prefeitura está fornecendo um sistema simples ao contribuinte. Desde o lançamento até agora já foram mais de 2 mil notas fiscais emitidas”, explicou Lielson Moura, analista de suporte da Sefin.

As empresas prestadoras e tomadoras de serviços que ainda não fizeram o cadastro no novo sistema, podem fazê-lo pelo link http://www.belem.pa.gov.br/sefin , acessando o serviço do SIAT, por meio do módulo de Nota Fiscal Eletrônica.

As demais empresas que já estão cadastradas pela Sefin migrarão automaticamente para o novo sistema. A Sefin conta com uma equipe de diversos profissionais disponíveis para tirar a dúvida dos usuários, que estão atuando na unidade da secretaria que fica localizada na praça das Mercês, no bairro da Campina.

Tags

sefin

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder