ENCONTRO

Fortalecimento de Belém como cidade criativa é discutido com representantes do Brasil

Na tarde desta quinta-feira, 3, representantes de Belém e de várias cidades do Brasil participaram de uma reunião administrativa de planejamento estratégico com objetivo de fortalecer Belém como cidade criativa. A reunião, que ocorreu no hotel Atrium Quinta de Pedras, faz parte do Encontro Latino-americano das Cidades Criativas, que ocorre entre os dias 3 e 5 de outubro, na capital paraense. 

"Nós estamos recebendo com muito prazer todas as cidades do Brasil, representantes do cinema, design e gastronomia. Nós precisamos ter essas reuniões para alinharmos todas as nossas estratégias perante a Unesco e assim Belém se fortalecer como cidade criativa", explicou diretora de negócios da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Claudia Sadalla.

Evento - O evento promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Codem, vai trazer à capital paraense o melhor da gastronomia, design, cinema e artesanato em uma programação aberta ao público.

"Quando existem circuitos gastronômicos, as outras cidades não convidam outros meios culturais. Aqui, nós estamos inovando trabalhando com todas as transversalidades e com eventos em todas as áreas culturais", ressaltou Claudia.

A cerimônia de abertura do Encontro será realizada nesta quinta-feira, 3, a partir das 19h30, no auditório do Sesc Ver-o-Peso, na avenida Castilho França. A solenidade terá a presença de chefs e representantes das 15 cidades brasileiras e internacionais participantes do Encontro Latino-americano.

Cidade Criativa - Belém conquistou o título mundial de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco, em 2015. O título tem a finalidade de impulsionar o turismo gastronômico, a sustentabilidade, o intercâmbio de informações, além da pesquisa e geração de emprego e renda.

Desde a conquista do título, alguns eventos foram realizados pela Prefeitura de Belém, dentre eles o grande Encontro Mundial das Cidades Criativas da Gastronomia, em novembro de 2017; o projeto Laços, que celebrou a ligação do estado do Pará com Portugal, em junho de 2018, diversos Circuitos Gastronômicos no Mercado Francisco Bolonha e no distrito de Mosqueiro, além do circuito na ilha do Combu, promovidos neste ano de 2019.

Programação:

- Quinta-feira, 3:

Às 19h30 - solenidade de abertura.

 

- Sexta-feira, 4:

Às 9h - visita guiada ao Ver-o-Peso.

Das 14h às 16h - Mostra de Cinema - Santos e Belém, no Cinema Olympia.

Às 16h - palestra "A Força do Design na Economia Criativa Local", na Unama (avenida Alcindo Cacela, 287), auditório D-200.

Às 16h - Cooking Show com chefs internacionais das cidades criativas da gastronomia, no Bar do Parque (avenida Presidente Vargas).

Às 20h - Circuito Gastronômico, com shows de Keila Gentil, Lucinha Bastos, banda Pandora, Nazaré Pereira e Serafim Martinez (artista baiano), além do DJ Bernardo Pinheiro, na praça dos Estivadores (avenida Castilhos França).

 

- Sábado, 5:

Às 16h30 - Mostra de Cinema - Santos e Belém, no Cinema Olympia.

Às 17h - Circuito Gastronômico com shows da Banda da Guarda Municipal, DJ Albery e Dona Onete, na praça dos Estivadores.

Tags

codem

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder