MÚSICA E GASTRONOMIA

Cerimônia marca a abertura do Encontro Latino-americano das Cidades Criativas

A noite desta quinta-feira, 03, foi marcada pela abertura do Encontro Latino- americano das Cidades Criativas, em Belém. Música, gastronomia e uma grande recepção aos representantes das cidades participantes abrilhantaram a cerimônia, que foi realizada no auditório do Sesc Boulevard, bairro da Campina.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Belém Zenaldo Coutinho, autoridades, além da participação do músico Salomão Habib. O evento, promovido pela Prefeitura de Belém por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), segue até o próximo sábado, 05,  e reunirá 15 cidades da rede internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).

Como forma de boas-vindas aos participantes do Encontro, Zenaldo Coutinho ressaltou a alegria de receber diversos representantes de cidades da América-latina. “Para a cidade de Belém é uma alegria muito grande poder receber um evento que terá muita participação popular. Vamos demonstrar toda a nossa riqueza gastronômica, cultural e todo o calor humano da nossa cidade”, destacou o prefeito, que continuou. “O evento se estende até o dia 05. Teremos mesas de debate, apresentação de filmes, cooking show e a feira gastronômica na praça dos Estivadores”, finalizou.

Encontro - Entre as 15 cidades participantes do Encontro Latino-americano estão Belém, João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Santos (SP) e municípios de países como Colômbia, México, Panamá, Peru e outros da América Latina, além de uma cidade fora do eixo que foi convidada, que é Tucson (USA). Chefs de diversas cidades, como Lima, Florianópolis, Ensenada, Paraty e Cidade do Panamá, também participarão do evento.

A capital paraense desde 2015 faz parte da Rede das Cidades Criativas da Unesco e integra uma rede internacional de 116 cidades espalhadas por 54 países. Para o chef Roberto Smeraldi, vice-presidente do Instituto Atá, de São Paulo, a cidade de Belém já virou rota dos grandes eventos. “Desde que Belém se tornou cidade da gastronomia, ela tem feito um percurso muito amplo em se tornar mais integrada com o resto do mundo, é um crescimento que a fez se tornar um ponto do roteiro da gastronomia mundial“, destacou Smeraldi.

Visitando Belém pela primeira vez, o chef Bernardo Arthuzo Mendes, da cidade de Paraty (RJ), pretende experimentar os sabores e misturas da culinária paraense. “Os ingredientes e a riqueza da culinária são sensacionais. Espero conhecer muito a cidade e, também, trazer a cultura de Paraty“, comentou.

Programação - Durante o Encontro Latino-americano das Cidades Criativas, a programação trará uma intensa troca de conhecimentos, experiências e negócios para Belém e com uma programação diversificada reunindo outras cidades que possuem o título de criatividade em diversos campos, como Curitiba (PR) e Brasília (DF), reconhecidas na área do design; Santos (SP), na área do cinema; João Pessoa (PB), no artesanato; e Salvador (BA) com a música.

De acordo com presidente da Codem, Danilo Soares, o título de Cidade Criativa da Gastronomia, conquistado pela cidade em 2015, oportunizou o fortalecimento de diversas áreas do município. “Belém tem conseguido, a partir do selo da UNESCO, fortalecer uma série de atividades, que vão desde a agricultura familiar e merenda escola, a política de educação alimentar e os circuitos gastronômicos na cidade e nas ilhas”, colocou.

O Encontro Latino-americano das Cidades Criativas terá uma programação diversificada, aberta ao público em alguns momentos. Os eventos seguem nos próximos dois dias, com a visita guiada dos chefs internacionais ao Mercado do Ver-o-Peso; Cooking Show, dinâmicas com chefs de cozinha participantes do encontro, que será realizado no Bar do Parque; Circuito Gastronômico Musical, na praça dos Estivadores, que reunirá chefs paraenses em diversas barracas e artistas paraenses, como dona Onete, Lucinha Bastos, Keila Gentil, entre outros; além de uma palestra com o tema “A Força do Design na Economia Criativa”, com representantes das cidades de Curitiba e Brasília, cidades criativas do design.

Cinema de Belém e Santos é atração no Encontro Latino-americano das Cidades Criativas.

Além da programação com shows na praça, o Cinema Olympia vai receber uma mostra de filmes nos dia 4 e 5 de outubro. A mostra será com filmes escolhidos por representantes de Belém e da cidade de Santos, que possui o título de cidade criativa na área do cinema.

Tags

codem

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder