GASTRONOMIA

Comitiva do Encontro Latino-americano das Cidades Criativas visita o Ver-o-Peso

Chefs e convidados, nacionais e internacionais, que participam do Encontro Latino-americano das Cidades Criativas, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), visitaram o Complexo do Ver-o-Peso, na manhã desta sexta-feira, 4.

Um grupo de 15 pessoas, participantes do Encontro, conheceu todo o Complexo. A visita começou pelo Mercado de Peixe, onde os chefs conheceram as diversas espécies de peixes da região. Visitando pela primeira vez a capital paraense, a chef catarinense, Carolina Baracuri, ficou encantada com as diversas espécies de água doce.

“Achei incrível os peixes e os temperos. Ouvi falar bastante sobre a maniçoba e o tucupi, que é tudo de influência indígena”, disse Carolina.

Visita - Os convidados foram guiados por chefs paraenses, que mostraram cada ponto da maior feira ao ar livre da América Latina. Proprietário do restaurante Casa do Saulo, o chef Saulo Jennings, destacou a oportunidade de trocar experiências. “A troca de conhecimento e a divulgação da nossa cidade para o mundo, isso tudo por meio da cozinha, valoriza o nosso local e nosso povo”, comentou Saulo.

Boieiras - Após percorrerem os setores das ervas, frutas e o Mercado de Peixes, os participantes do Encontro conheceram as boieiras do Ver-o-Peso. Eles foram recebidos na barraca da Eliana, que sugeriu algumas opções gastronômicas para os visitantes. “Recomendei para eles o meu arroz de mariscos paraense, com camarão, mexilhão,  caranguejo e pirarucu, tudo comprado na feira no Ver-o-Peso”, contou Eliana Ferreira, boieira do Ver-o-Peso.

O encontro latino-americano reúne em Belém diversas cidades que possuem o título de criatividade em diversos campos, como Curitiba (PR) e Brasília (DF), reconhecidas na área do design; Santos (SP), na área do cinema; João Pessoa (PB), no artesanato; e Salvador (BA), com a música.

Satisfação - Representante da cidade Curitiba, estado do Paraná, o programador visual Áulio Zambenedetti não escondeu a satisfação de conhecer a feira e suas peculiaridades. “Essa diversidade que enxergamos aqui é gratificante. É um poder cultural muito grande”, apontou.

Segundo a diretora de negócios da Codem, Cláudia Sadalla, a programação do Encontro Latino-americano das Cidades Criativas vai abranger diversos lugares da capital paraense. “Além da visita guiada ao Ver-o-Peso, teremos programação no Bar do Parque, praça dos Estivadores e Cinema Olympia”, explicou.

Programação - A programação do Encontro segue no sábado, dia 5, com o Circuito Gastronômico, na praça dos Estivadores, a partir das 19 horas, e com a Mostra de Cinema, que será exibida no Cine Olympia, a partir das 16 horas.

Entre as 15 cidades participantes do Encontro Latino-americano estão Belém, João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Santos (SP) e municípios de países como Colômbia, México, Panamá, Peru e outros da América Latina, além de uma cidade fora do eixo que foi convidada, que é Tucson (USA). Chefs de diversas cidades, como Lima, Florianópolis, Ensenada, Paraty e Cidade do Panamá, também participarão do evento.

Tags

codem

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder