CIDADES CRIATIVAS

Chefs nacionais e internacionais participam de Cooking Show em Belém

"Aqui é uma cidade muito bonita, acolhedora e com uma culinária espetacular", disse a chef colombiana Naybe Angie Lopez, durante o Cooking Show, programação gastronômica realizada pela Prefeitura de Belém nesta sexta-feira, 04, no Bar do Parque. O evento faz parte do calendário do Encontro Latino-americano das Cidades Criativas, que está ocorrendo em Belém desde o último dia 03 de outubro, e encerra neste sábado, 05.

A colombiana está entre os chefs internacionais participantes do evento gastronômico na capital paraense. "O Cooking Show está no calendário do Cidades Criativas. Temos aqui chefs internacionais de países como Peru e Colômbia. O público vai conhecer novas culturas, novas gastronomias, novos cheiros. Essa evento tem uma grande importância, pois é um intercâmbio cultural que nos faz aprender muito com esses chefes e eles também vão aprender um pouquinho conosco", destacou a coordenadora do evento, Claudia Sadalla.

O encontro é promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), trazendo à capital paraense o melhor da gastronomia, design, cinema e artesanato em uma vasta programação aberta ao público.

Reconhecimento - Durante o Cooking Show, o chef Roberto Smeraldi, que mora em São Paulo, apresentou para o público um prato com ingredientes completamente regionais. A salada feita com ervas amazônicas e Castanha do Pará, misturadas com o peixe filhote foi uma das delícias do evento. O chefe ressalta a importância das iguarias da terra serem reconhecidas internacionalmente.

"Há 30 anos realizo trabalhos em Belém, faço estudos da gastronomia e dos alimentos daqui. A culinária paraense é a principal cozinha regional do Brasil. Nós temos duas cozinhas regionais, mas esta é a principal e mais diversa. O Pará pode oferecer ingredientes para o Brasil e para o mundo todo", disse Roberto.

Mistura de sabores paraenses que chamou a atenção da designer Carol Grilo, que mora em Florianópolis e está pela primeira vez em Belém. Muito dedicada, ela fez questão de anotar todos os ingredientes citados pelo chefe durante a produção do prato.

"Eu estou vindo aqui pela primeira vez e fiquei bem curiosa com esses ingredientes diferentes, essa adaptação da culinária com ingredientes da Amazônia. Vou atrás dos ingredientes e levar para onde eu moro", contou a designer.

Sabores que encantam e ingredientes que deixam um gostinho de "quero mais". "O açaí me chamou bastante atenção, pois é muito rico. É a minha primeira vez em Belém e no Brasil, mas quero voltar, estou encantada", ressaltou a chef Naybe.

Para Roberto Neves que estava visitando o evento, o Encontro Latino-americano das Cidades Criativas vai muito além da culinária. "Esse tipo de evento faz toda a diferença e nos faz interagir com outros países, outras culturas. A iniciativa da Prefeitura em trazer esse evento é muito importante, isso incentiva muito as pessoas daqui, além de aquecer a economia", disse.

Cidade Criativa - Belém conquistou o título mundial de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco, em 2015. O título tem a finalidade de impulsionar o turismo gastronômico, a sustentabilidade, o intercâmbio de informações, além da pesquisa e geração de emprego e renda.

"É muito importante Belém sediar um evento desse porte, com esse diálogo com outros segmentos da cultura. A gente têm coisas que são nossas, exclusivas, mas que o mundo merece conhecer", explicou a pesquisadora em gastronomia Joana Martins.

Programação - A programação continua neste sábado, 5, às 16h30, com a mostra de cinema, no Cine Olimpya, localizado na avenida Presidente Vargas, 918. Às 17h tem shows da Banda da Guarda Municipal, DJ Albery e Dona Onete, na praça dos Estivadores. 

Tags

codem

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder