FÉ QUE CUIDA




Foto: Ascom Funpapa
A Prefeitura de Belém vai atuar com diversos serviços para garantir um Círio de Nazaré tranquilo para os paraenses e turistas que acompanham uma das maiores festas religiosas do mundo. Segurança, saúde, limpeza e trânsito são algumas das ações realizadas pelo município durante as romarias.
Na parte social, a Prefeitura vem fazendo ações de conscientização de enfrentamento ao trabalho infantil, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). Técnicos e educadores da Fundação estarão em vários pontos de circulação da cidade, durante as romarias.
“O movimento do Círio intensifica a vinda dos turistas e a economia, isso faz com que as famílias vejam no comércio informal uma forma de provento e, muitas das vezes, envolvendo as crianças”, explica a técnica de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Belém, Cássia Romana.
Conscientização - Os trabalhos de conscientização também estão concentrados em pontos de entrada da capital paraense, como o Aeroporto Internacional de Belém e os terminais Rodoviário e Hidroviário Luís Rebelo, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e a Comissão Regional de Enfrentamento Contra o trabalho Infantil. “Essa ação é importante para evitar a exposição dessas crianças e adolescentes ao trabalho como venda de bombom, doces ou outras atividades”, disse Cássia.
No Círio das Crianças, no dia 20 de outubro, a Funpapa estará com espaço lúdico e oito pontos de sensibilização, intensificando as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI). “Estamos com uma blitz de educação em toda a cidade, levando esclarecimento sobre o tema do trabalho infantil. Teremos um espaço lúdico no Círio das Crianças, que servirá como um local de orientação para pais e responsáveis”, comentou Adriana Azevedo, presidente da Funpapa.