Pacto por Canaã

Belém recebe visita de secretário municipal de desenvolvimento de Canaã dos Carajás

Segundo o secretário Jurandir dos Santos, Canaã quer descobrir novas alternativas de renda e vetor econômico, considerando que os recursos minerários são finitos.

O secretário municipal de Desenvolvimento de Canaã dos Carajás, Jurandir José dos Santos, chega a Belém nesta terça-feira, 15, para cumprir agenda de reunião política, participar do lançamento do Portal de Notícias e Serviços Belem.com.br, da empresa Belém Group, do publicitário Edmilson Ferreira, e deixar convite para os empresários de Belém conhecerem Canaã e suas potencialidades sociais, educacionais e econômicas.

O secretário Jurandir José é gestor do Fundo Municipal de Desenvolvimento, criado naquele município do Sul do Pará, para uso inteligente dos recursos provenientes da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CEFEM). O capital do Fundo se utiliza de 5% do montante anual dos repasses da CEFEM, que em 2017, último balanço divulgado no site da Agência Nacional de Mineração, foi de R$ 40,3 milhões, sendo a 3ª maior arrecadação do Pará e 6ª maior do Brasil.

Com os recursos do CEFEM, Canaã dos Carajás também está pondo em execução uma agenda positiva de obras e serviços públicos previstos no documento denominado de Pacto por Canaã, lançado no início deste mês, durante a IV Feira de Negócios e IV Festival de Gastronomia de Canaã dos Carajás (FENECAN). Ainda por meio do Pacto, a gestão pública de Canaã está incentivando o sentimento de “pertencimento” entre os moradores da cidade que festejou 25 anos de emancipação política no último dia 5 de outubro.

O Pacto por Canaã foi idealizado e debatido por especialistas em gestão pública e representantes de todos os setores da economia do município, com destaque ainda para as Secretarias Municipais de Gestão, de Produção Rural, Mineradora Vale, Prefeitura Municipal de Canaã, Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã (Aciacca), além de representantes da sociedade civil organizada.

Segundo o secretário Jurandir dos Santos, Canaã quer descobrir novas alternativas de renda e vetor econômico, considerando que os recursos minerários são finitos. “O Pacto por Canaã é um conjunto de medidas de obras e serviços para melhoramento da qualidade de vida da nossa população, mas também de investimentos em saúde, educação, segurança, saneamento básico e principalmente identificar novos modelos de economia e desenvolvimento sustentável”, explica o secretário.

FENECAN – Sobre a realização da IV Feira de Negócios e IV Festival de Gastronomia de Canaã dos Carajás (FENECAN), o secretário José Jurandir dos Santos disse que o evento foi um sucesso de público com mais de cem mil visitantes, mais de 80 expositores e uma renda superior a R$ 4 milhões nas comercializações de produtos e serviços. “A FENECAN foi um sucesso, tanto que em 2020 vamos ampliá-la, tanto em área física como em sua programação”, garantiu.

O Município de Canaã dos Carajás está localizado na região Sul do Pará. Possui vocação econômica baseada na exploração minerária com dois pontos de exploração: projeto sossego de cobre e o S11D de minério de ferro, mas também é grande produtor de mel de abelha, carne bovina, leite e pescado. A cidade possui 36 mil habitantes (IBGE/2017) e uma cultura miscigenada devido ao grande fluxo de migração nos últimos dez anos. A cidade quer despontar no cenário mundial como melhor lugar para viver e trabalhar, a partir do uso correto dos recursos gerados pela indústria da mineração. O Portal Belém.com.br vai acompanhar a agenda do secretário Jurandir dos Santos na capital paraense.

Tags

Canaã dos Carajás desenvolvimento econômico Economia

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder