Made in Pará
O sabor é inconfundível e carrega a identidade do Arquipélago do Marajó, no norte do Pará. A produção de queijo feito 100% com leite de búfala ganhou reconhecimento e, atualmente, faz parte da cadeia produtiva da criação de búfalos, se destacando na economia dos municípios produtores.
O empresário Alfredo Leal, pecuarista há 12 anos, viu a oportunidade de ganhar renda extra fabricando queijo do Marajó em 2016. A iniciativa deu tão certo que, agora, ele só quer expandir os negócios. A dedicação para oferecer um queijo de qualidade já rendeu certificados regionais e nacionais. “O nosso queijo é diferenciado. Ele é cremoso e feito totalmente com leite de búfala. Muitos turistas vêm aqui e ficam encantados com o sabor, e isso é muito gratificante. Por isso, penso em expandir. Já temos o selo da Adepará (Agência de Defesa Agropecuária) para comercializar no mercado paraense, e tivemos um estande na feira SuperNorte, que foi um sucesso” informou Alfredo Leal.
Orientação técnica - A produção premiada contou com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que auxilia empreendedores e pequenos agricultores da região. A orientação é detalhada, e visa garantir a qualidade do produto. É um trabalho intensivo, que resultou em uma importante conquista no segundo semestre, no município de Soure. “Nós conseguimos, junto à Prefeitura de Soure, que o queijo do Marajó seja incluído no cardápio da merenda escolar da cidade. Esse é um passo muito importante. O nosso trabalho como assistência técnica não é só de preparação, mas também de articulação. Nós tiramos as dúvidas, mostramos ao produtor o que é necessário para ele se certificar junto aos órgãos responsáveis” disse Fernando Moura, chefe do escritório da Emater em Soure.
Além de Soure, a produção de queijo se destaca também nos municípios de Cachoeira do Arari e Salvaterra. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) também acompanha e apoia o trabalho desenvolvido pelos empreendedores da região.
“A Sedap está fomentando o melhoramento genético para aumentar a produtividade do leite na Ilha do Marajó, através do Projeto Pecuária Bubalina Familiar Leiteira da Ilha do Marajó (Promebul), junto com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O Promebul é um programa de melhoramento genético para aumentar a produtividade de carne e leite na bubalinocultura, e é usado principalmente por pequenos produtores”, informou a diretora Agropecuária Brenda Caldas.
Tags
emater Made In Pará Queijo do Marajó Região Marajó sustentabilidade
Relacionadas
-
Agricultura
Emater ajuda agricultores de Dom Eliseu a aumentarem a produção com a lavoura irrigada
“A Emater é tudo para nós, nos deu a chance de ter água em casa com a construção do nosso poço artesiano. Foram mais de dez anos de sofrimento dependendo de caminhão pipa e não tem nada melhor do que... -
Capacitação
Emater direciona ações para agricultoras do Marajó
-
Infraestrutura
Famílias de Santarém Novo são contempladas pelo Programa de Habitação Rural
Treze famílias moradoras na comunidade Jutaizinho, na zona rural de Santarém Novo, município do nordeste paraense, já foram contemplados com as casas do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). A... -
Vitrine
Trabalho de comunidades tradicionais ganha destaque na FAM e Fesarte 2014
-
Economia
Comunidades quilombolas comercializam produtos na Feira do Artesanato
Durante a Feira do Artesanato Mundial (FAM) e a III Feira do Artesanato Paraense (Fesarte), que se encerram neste domingo (31), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, o público pode conferir o tra... -
Economia
Rodada de Negócios deve movimentar R$ 350 mil com venda de artesanato
-
Meio ambiente
Emater e Prefeitura incentivam o plantio de árvores em São Sebastião da Boa Vista
-
Agricultura
Emater acompanha produção de famílias assentadas em Ulianópolis
-
Geração de renda
Emater ministra oficina sobre cooperativismo a mulheres de Mosqueiro
-
Ciência
Alunas da Uepa pesquisam a incidência de parasitas em peixes de cativeiro