NUTRIÇÃO
O Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, objetiva promover reflexões a respeito de temas relacionados à nutrição, tais como o acesso a alimentos de qualidade e a necessidade de uma alimentação saudável para a vida de cada indivíduo. É nessa linha que atua o projeto Curso de Técnicas Básicas de Culinária, um dos 38 projetos selecionados pelo edital de projetos culturais com relevância social da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel).
O projeto é uma iniciativa do Instituto Paulo Martins, referência em culinária regional, que busca dar visibilidade e potencializar o que há de melhor na gastronomia paraense, promovendo atividades para a Associação das Boieras do Ver-o-Peso, a Associação das Tacacazeiras e as lideranças nas feiras e mercados, por meio de oficinas.
Oficinas - As oficinas são nas áreas de aperfeiçoamento de técnicas gastronômicas na manipulação de produtos, técnicas de corte e noções básicas de coleta seletiva. “O meu cardápio melhorou e o meu jeito de cozinhar ficou mais apurado. Nós aprendemos, desde o básico até à prática e aprendemos tudo. Então, pra mim, o curso é muito bom”, elogiou Lúcia Torres, boieira do Ver-o-Peso e integrante do projeto.
Paula Moreira, tecnóloga em alimentos e produtora cultural do Instituto Paulo Martins, conta que no dia a dia, algumas das alunas já deram depoimentos sobre as inúmeras técnicas que aprenderam e que já foram aplicadas por elas nos boxes em que trabalham, como uma maior preocupação com higiene, com a segurança alimentar e o cuidado em usar os temperos regionais, que são vendidos na área do mercado.
“O curso tem o viés de fazer essas pessoas entenderem o potencial que elas têm, de estar na Amazônia, de estarem nessas feiras e o conhecimento que elas têm”, finaliza Paula.