SEGURANÇA ALIMENTAR

Seminário no Dia Mundial da Alimentação discute alimentos saudáveis e sustentáveis

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, a Prefeitura de Belém, em parceria com o Ministério Público Estadual, promoveu na manhã desta quarta-feira, 16, no auditório Nathanel Farias Leitão, do Ministério Público do Estado, o Seminário de Alimentação Saudável e Sustentável, que discutiu a conscientização da alimentação.

História - O Dia Mundial da Alimentação teve origem em 1981. A data escolhida para essa celebração foi 16 de outubro, a mesma data da criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU), que trabalha com a missão de alcançar a segurança alimentar, garantindo, assim, que todas as populações tenham acesso à alimentação e que essa seja de boa qualidade. E desde 2007, essas ações são discutidas entre as entidades do Estado.

De acordo com Carmem Brandão, nutricionista responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o dia 16 de outubro é dedicado a celebrar as ações desenvolvidas pela FAO. “A entidade internacional FAO congrega 150 países, e cria estratégias para que eles tenham condições de combater a fome e a pobreza por meio de ações de segurança alimentar”, explicou Carmem.

Saudável - O promotor de justiça do Ministério Público do Estado, Marco Aurélio Nascimento, destacou o trabalho que essa entidade e parceiros vêm desenvolvendo em defesa da educação e da alimentação saudável no Pará. “Desde 2007, contamos com a parceria de diversos órgãos públicos para educar e conscientizar a população infanto-juvenil, por meio de debates, atividades lúdicas e feiras, nas quais eles aprendem como combater os efeitos dos agrotóxicos, conhecer os alimentos seguros, e como priorizar os alimentos naturais”, explicou o promotor.

A alimentação saudável também é desenvolvida nas escolares municipais de Belém, atendendo a cerca de 70 mil alunos, por meio da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante do Município de Belém (Fmae) e da Secretaria Municipal de Educação (Semec), é referência por servir refeições elaboradas pela equipe de nutricionistas da Fmae. Esses profissionais desenvolvem receitas saudáveis, utilizando cascas, talos e nutrientes de alimentos que seriam descartados.

Segundo João Moraes, presidente da Fmae, a Prefeitura participou do Dia Mundial da Alimentação e palestrou sobre o trabalho que é desenvolvido na rede municipal. “Estamos aqui para apresentar para sociedade o trabalho de alimentação saudável nas escolas, por meio de palestras no Ministério Público e ações na praça Batista Campos, onde faremos uma demonstração prática do que é vivido dentro das escolas, por meio da educação alimentar e o projeto Educando com Horta Escolar e Gastronomia”, explicou Moraes.

Seminário - A programação do seminário conta com uma série de atividades como palestras educacionais em escolas, concurso de redação, mesa redonda sobre sistemas alimentares sustentáveis na Amazônia, com olhar na perspectiva da nutrição, e debates sobre reaproveitamento de alimentos.

O encerramento da programação está previsto para o dia 23 deste mês, no Circuito Dinâmico, que será realizado na praça Batista Campos, em parceria com a Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (COPSAN), Departamento  de Vigilância Sanitária de Alimentos (DEVISA) e outras instituições municipais e estaduais. Na ocasião as crianças receberão orientações, de forma lúdica, sobre alimentação, e as que participaram do concurso de redação serão premiadas.

Tags

fmae semec

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder