REVITALIZAÇÃO

Semma recupera áreas verdes de jardins em praças de Belém após o Círio

Depois do Círio de Nazaré, a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), deu início a diversos reparos em áreas verdes dentro do centro urbano, principalmente, nos pontos de passagem das grandes procissões ocorridas no último final de semana na capital paraense. As procissões reuniram pouco mais de 2 milhões de pessoas, que se concentraram em diversos pontos da cidade.

Devido à grande concentração de pessoas nas áreas verdes da cidade, a Semma vem fazendo alguns reparos importantes nesses locais, tendo um cuidado especial com canteiros, jardins e todo o verde que embeleza e propõe um bem-estar à população. A ação está mobilizando funcionários, moradores e a comunidade em geral.

“Começamos pela revitalização dos canteiros da praça da República, João Coelho e a praça da Sereia, no centro da cidades, onde tivemos uma perda grande de espécies ornamentais devido ao pisoteio das pessoas. Os trabalhos de revitalização incluem uma série de reparos, como adubo, calagem, enriquecimento do solo. No decorrer dos dias, iremos continuar esses reparos em outra praças na cidade”, explicou Cleydson Pinheiro, chefe da Divisão de Manutenção de Áreas Verdes Públicas da Semma (DMAVP).

A ação começou na terça-feira, dia 15, e não tem prazo para terminar, pois muitas áreas foram afetadas e precisam de alguns reparos importantes, para que tudo esteja bem preservado, juntamente com as espécies ornamentais que estão sendo recolocadas nas praças da capital paraense.

“Isso é muito bom porque melhora o visual da cidade e fica um espaço bonito todo cheio de flores e árvores. Precisamos manter essas áreas, principalmente, na parte de limpeza e segurança, o que, em minha opinião, isso é importantíssimo”, opinou Ronaldo Farias, taxista de uma cooperativa localizadas na praça da República.

Plantas ornamentais - Enquanto os agentes de limpeza preparavam os canteiros para receber mudas de brêdo, tracuá, espada-de-são-jorge, bolsa rica e filodendro gold, a equipe da Semma passava entre os moradores, comerciantes e vendedores ambulantes para explicar o que é o projeto e como a comunidade pode colaborar para que a cidade fique mais limpa, florida e bonita.

“Acho muito bom, porque a gente necessita desse espaço verde. Há necessidade da flora, também por conta do ar, acho uma ação como essa muito boa. Eu sempre venho aqui, aos domingos, com minha filha, passear, aproveitar desse espaço maravilhoso. Nós precisamos ter mais consciência e se a gente não cuidar, futuramente, não teremos mais”, destacou Cristian Pimentel, de 30 anos.

Também foram feitas podas de árvores ao longo do percurso inteiro das romarias, com um cuidado todo especial com as mangueiras do município, que, só na Região Metropolitana de Belém, são mais de 12 mil árvores. Esee trabalho foi realizado semanas antes do Círio de Nazaré, para que todos conseguissem ter uma visão privilegiada nas procissões das arquibancadas, sacadas e outras áreas escolhidas pelos fiéis.

Manutenção - A manutenção e recuperação dos jardins e espaços verdes pela cidade vão continuar durante as próximas semanas nas praças da República, Sereia, dos Estivadores, praça do Relógio, Dom Pedro II e Frei Caetano Brandão.

O trabalho mostra o carinho e os cuidados que a Prefeitura Municipal de Belém tem com as áreas verdes dentro do centro da cidade, em uma ação que agrada a moradores e trabalhadores do entorno das áreas verdes.

Tags

Círio2019 semma sesan

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder