CÍRIO 2019

SeMOB divulga esquema especial de trânsito para romarias do Círio de Nazaré

As celebrações do Círio de Nossa Senhora de Nazaré ainda não acabaram para milhares de pessoas que estarão nas ruas de Belém nos próximos dias para aproveitar as últimas oportunidades para homenagear a padroeira dos paraenses. A imagem peregrina ainda vai estar presente, neste final de semana, na Ciclorromaria, no Círio das Crianças e na Romaria da Juventude.

Para garantir a segurança dos devotos, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) estará presente nas procissões para organizar o trânsito e interditar as vias para a passagem dos romeiros.

“Assim que a procissão e as pessoas forem passando pelo trajeto, as ruas vão sendo liberadas pelos agentes da Semob, que estarão desde as 6h organizando as vias próximas as festividades. Ao todo mais de 40 agentes e 20 apoiadores operacionais estarão envolvidos nas romarias”, afirmou o diretor de trânsito da superintendência, Marcos Chagas.

Procissões - A primeira procissão do fim de semana é a Ciclorromaria, sétima procissão oficial do Círio de Nazaré, que irá percorrer as seguintes vias, no sábado, 19, a partir das 8h: saída da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, avenidas Nazaré, José Bonifácio e José Malcher, travessa 9 de Janeiro, rua Antônio Barreto, avenida Doca de Souza Franco, rua Domingos Marreiros, avenidas Alcindo Cacela e José Malcher, travessa Dr. Moraes, avenidas Braz de Aguiar, Serzedêlo Corrêa e Gentil Bittencourt, travessa Três de Maio, avenidas Conselheiro Furtado e Generalíssimo Deodoro, rua dos Caripunas, travessa Quintino Bocaiúva e Nazaré, retornando à Basílica.

No mesmo dia ocorre da Romaria da Juventude, criada em 2001, a oitava procissão oficial dos festejos do Círio de Nazaré, que a partir das 16h percorrerá as seguintes vias: saída da igreja matriz de Santo Antônio Lisboa, rua Fernando Guilhon, travessa Padre Eutíquio, rua Gama Abreu, Nazaré e chegada à Basílica Santuário.

Já no domingo, dia 20, é a vez da criançada prestar homenagens à Nossa Senhora de Nazaré. O Círio das Crianças, nona procissão oficial do Círio, vai levar os carros dos anjos pelas ruas de Belém a partir das 8h, seguindo o seguinte trajeto: saída da Basílica, Nazaré, avenida 14 de Março, Governador José Malcher, Dr. Moraes e Nazaré, retornando à Basílica.

A estimativa é de que mais de 280 mil pessoas voltem às ruas da capital paraense para seguir nas três romarias deste final de semana.

Corrida do Círio - Com provas de 10 km e 5 km, além de caminhada, a tradicional Corrida do Círio de Nazaré será disputada no dia 20 de outubro, com saída do Portal da Amazônia. A largada será a partir das 6 horas com o seguinte trajeto: rua do Arsenal, avenida Tamandaré, rua Gama Abreu, avenida Nazaré, avenida Magalhães Barata, avenida Alcindo Cacela, travessa Conselheiro Furtado, praça Amazonas, rua Cesário Alvim, avenida Bernardo Sayão e chegada no Portal da Amazônia. A SeMOB estará com agentes de trânsito espalhados pelo trajeto para garantir a segurança dos participantes.

Desvios - Com a grande quantidade de eventos que necessitam da interdição de vias, a Semob preparou um grande esquema de desvios dos ônibus para os usuários que necessitem utilizar o transporte público neste final de semana.

Durante o bloqueio das vias, as linhas que operam via avenida Governador José Malcher farão o seguinte trajeto: avenida Governador José Malcher, travessa 9 de Janeiro, rua João Balbi, avenida Visconde de Souza Franco, rua Municipalidade, travessa Dom Pedro I, avenida Generalíssimo Deodoro, rua Boaventura da Silva, avenida Alcindo Cacela e avenida Magalhães Barata, a destino.

As linhas que operam via rua Gama Abreu ou avenidas Presidente Vargas, Nazaré  e Magalhães Barata farão: avenida Presidente Vargas ou rua Gama Abreu, Nazaré, Quintino Bocaiúva, rua Boaventura da Silva, Alcindo Cacela, Magalhães Barata, a destino.

As linhas que operam via Gentil Bittencourt, Quintino Bocaiúva, Nazaré e 14 de Março farão: Gentil Bittencourt, 14 de Abril, Governador José Malcher, 9 de Janeiro, João Balbi, 14 de Março, a destino.

Tags

Círio2019 semob

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder