CAMPANHA

Funpapa conscientiza a população contra o trabalho infantil durante o Círio das Crianças

Setenta servidores da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) distribuíram panfletos informativos em uma ação de sensibilização de enfrentamento ao trabalho infantil e convidaram pais para um espaço recreativo montado na Casa das Artes, ao lado do Santuário Basílica de Nazaré, durante a nona romaria oficial da festa de Nazaré, o Círio das Crianças, realizado na manhã deste domingo, 20.

As ações contra a exploração do trabalho infantil estão sendo realizadas desde o dia 8 no terminal rodoviário, no aeroporto e no porto da cidade. Na romaria das crianças os servidores estavam distribuídos em equipes de seis pessoas, em nove pontos da procissão, da saída até a chegada na praça Santuário, após um percurso de 2,8 km.

A Presidente da Funpapa, Adriana Azevedo, disse que nesse período do ano o trabalho infantil aumenta por conta do movimento do comércio. “A cidade fica cheia, vem pessoas de outros municípios e infelizmente é comum ver o aumento de crianças trabalhando. O que queremos é conscientizar sobre o lugar da criança na sociedade. Muitos pais acham que os filhos estão só ajudando, mas isso priva a criança de viver outros momentos, como ir à escola, por exemplo”, explicou a titular da Funpapa.

No espaço recreativo as crianças aproveitavam atividades como jogos de salão, pintura de rosto, contação de história, pintura dirigida e atividades de capoeira.

A enfermeira Vânia Guedes, de 37 anos, mãe de José Henrique, de 1 ano, que estava empolgado brincando no espaço recreativo da Funpapa, destacou: “Nós entramos por que ele se encantou com os balões coloridos da frente do prédio. Ele está adorando, já pintou, brincou com os bonecos fantoches. É uma iniciativa muito boa”.

A Guarda Municipal de Belém (GMB) também participou da romaria das crianças, dando apoio a dez crianças com deficiências motoras e cognitivas que fazem uso de cadeira de rodas para locomoção que seguiram na frente da procissão.

Tags

Círio2019

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder