EVENTO INTERNACIONAL

Encontro das Cidades Criativas ofereceu programação gastronômica, musical e audiovisual

Entre os dias 3 e 5 de outubro, a cidade de Belém recebeu o I Encontro Latino-americano das Cidades Criativas, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).

O Encontro reuniu 15 cidades da rede internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) que detêm o título de cidade criativa e ofereceu uma extensa programação gastronômica, musical e audiovisual.

A programação se iniciou no dia 3, com a solenidade de abertura e a reunião com os pontos focais da Unesco nas cidades. No dia seguinte, o evento seguiu com a visita guiada dos chefs internacionais ao Complexo do Ver-o-Peso. Os convidados foram guiados por chefs paraenses, que mostraram cada ponto da maior feira ao ar livre da América Latina, como o Mercado de Peixe, e os setores de ervas, frutas e comidas.

Gastronomia - O Cooking Show, dinâmicas com chefs de cozinha participantes do encontro, foi realizado no Bar do Parque, no dia 4. Os chefs convidados apresentaram pratos para o público com ingredientes do estado do Pará e também das suas regiões de origem. Durante o Cooking Show, o chef Roberto Smeraldi, que mora em São Paulo, apresentou para o público um prato com uma salada de ervas amazônicas e castanha-do-Pará, misturadas com o peixe.

 "Há 30 anos, realizo trabalhos em Belém, faço estudos da gastronomia e dos alimentos daqui do Estado. A culinária paraense é a principal cozinha regional do Brasil. Nós temos duas cozinhas regionais, mas esta é a principal e mais diversa. O Pará pode oferecer ingredientes para o Brasil e para o mundo todo", disse Smeraldi.

A programação do Encontro reuniu 15 cidades participantes, entre elas, Belém, João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Santos (SP) e municípios de países como Colômbia, México, Panamá, Peru e outros da América Latina, além de uma cidade fora do eixo que foi convidada, que é Tucson (USA). Chefs de cozinha de diversas cidades, como Lima, Florianópolis, Ensenada, Paraty e Cidade do Panamá também estiveram presentes.

Programação - Além da gastronomia, o Encontro ofereceu uma programação variada de cinema, na qual foram exibidos no Cine Olympia diversos filmes produzidos em Belém e na cidade de Santos.

Na parte do design, a palestra com o tema “A Força do Design na Economia Criativa”, com representantes das cidades de Curitiba (PR) e Brasília (DF), cidades criativas do design, foi realizada no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), na sexta-feira, dia 4.

Chefs, demais profissionais da gastronomia e integrantes da organização do Encontro Latino-Americano das Cidades Criativas, participaram de um passeio fluvial até a ilha do Combu, no sábado, 5, pela manhã.

Circuito - Dentro da programação, o Circuito Gastronômico Musical movimentou a praça dos Estivadores, na sexta-feira, 4, sábado, 5. Shows com as cantoras Nazaré Pereira, Keyla Gentil e Lucinnha Bastos animaram o público na noite do dia 4. O Circuito também reuniu mais de 30 restaurantes de Belém, que apresentaram os pratos vendidos em seus estabelecimentos.

No dia 5, o último do Circuito, a apresentação musical ficou por conta da artista paraense, Dona Onete e banda, além das opções das barracas de comida e espaços para artesanato e aulas show com os chefs nacionais e internacionais que participaram do Encontro.

De acordo com o presidente da Codem, Danilo Soares, o saldo do Encontro Latino-americano das Cidades Criativas é positivo. “O resultado é muito positivo. Cada vez mais, é importante incentivar um lazer alternativo gratuito e comidas com preços acessíveis para as pessoas aproveitarem a cidade sob um novo olhar”, destacou.

Danilo destacou, ainda, que o calendário de eventos para o próximo ano já está sendo fechado. “Estamos fechando o calendário de eventos gastronômicos para 2020 e estamos querendo levar os circuitos gastronômicos para outros bairros de Belém, abrangendo-os, cada vez mais, com as nossas programações”, adiantou Danilo.

Tags

codem

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder