OBRA

Prefeito assina ordem de serviço para construção do Hospital Público Veterinário Dr. Vahia

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e o secretário municipal de Saúde, Sérgio Amorim, assinaram na tarde desta quinta-feira, 24, na sede do Executivo, a ordem de serviço para o início das obras de construção do Hospital Público Veterinário Dr. Vahia. 

No ato da assinatura estavam presentes engenheiros do Núcleo de Engenharia e Arquitetura da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma); médicos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); e representantes da Auditoria Geral do Município (AGM) e da empresa vencedora do processo licitatório, a Paleta Engenharia e Construções.

A obra contará com um investimento de R$ 1,3 milhão e prazo de execução de oito meses. Segundo Zenaldo Coutinho, a ordem de serviço representa um marco para o município. “Com esta assinatura marcamos o início das obras do hospital que atenderá aos anseios da população”.

Para o titular da Sesma, Sérgio Amorim, este é mais um dos importantes investimentos realizados pela gestão. “É um trabalho em conjunto e um sonho que será realizado em prol da saúde pública do município. Entregaremos mais uma importante obra para a saúde animal”. 

Estrutura - O Hospital Público Veterinário Dr. Vahia será construído no bairro do Tapanã e ofertará serviços de baixa e média complexidade de urgência, consultas, cirurgia geral, vacinação antirrábica, exames laboratoriais e de imagem, curativos simples e complexos, fluidoterapia e palestras de educação em saúde.

O hospital terá capacidade para realizar mensalmente 720 atendimentos de urgência, 1.080 consultas, 210 cirurgias oncológicas, 60 cirurgias ortopédicas e 300 cirurgias de emergência, além de 630 procedimentos de castração. A equipe contará com médicos veterinários, assistentes e farmacêuticos.

A expectativa para o novo empreendimento, segundo a médica veterinária do CCZ Marcia Alves, é grande. “Será um marco na saúde pública, pois seremos o primeiro hospital público da região Norte a associar bem-estar animal e saúde pública. A expectativa é muito grande para a população mais carente, que é o público-alvo, e para os profissionais, que ampliarão os atendimentos aos menos favorecidos”, disse. 

Para a auditora geral do município e presidente da comissão do hospital veterinário, Eliana Uchoa, a assinatura da ordem de serviço é como um sonho realizado. “É uma vitória. Lutamos por isso há muito tempo e foi uma promessa do prefeito que está sendo cumprida. Para nós, protetores dos animais, é uma verdadeira bênção”.

Tags

sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder