DIVERSÃO
Foto: Talison Lima - Ascom Arout
O Dia das Crianças já passou, sendo celebrado em 12 de outubro, mas as crianças atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Outeiro, situado na ilha de Caratateua, ganharam uma animada programação com atividades ao ar livre e brincadeiras lúdicas nesta sexta-feira, 25. A programação, gratuita e aberta ao público, foi promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), e contou com cerca de 200 participantes.
Nas primeiras horas do dia, as crianças puderam se divertir com brincadeiras e apresentações do teatro de fantoche. Yasmin Chaves, de 11 anos, que participou das atividades, contou que ama participar de ações que fazem valer os seus direitos. “O Cras Outeiro é a minha segunda casa, aqui tenho muitos tios e tias que cuidam de mim e sempre me ajudam. Gostei bastante dessa ação, encontrei meus colegas e me diverti com eles”, contou a menina.
Outra atividade bastante procurada foi os jogos de tabuleiros. Pedro Santos, de 10 anos, concentrado, “comeu” as peças de seu oponente. “Sou fera no jogo de damas, sempre busco me concentrar, ao máximo, para vencer as partidas”,disse.
Lazer e diversão - Segundo Felipe Gonçalves, titular do Cras/Outeiro, a proposta da entidade em promover a ação, foi levar às crianças de Outeiro, momentos de lazer e diversão, por meio de brincadeiras, que segundo ele, são uma das principais formas de expressão da criança. É por meio das brincadeiras que a criança observa e interage com o mundo.
“É na brincadeira que a criança vai vivenciar muitas questões relacionadas ao bem-estar. Então, vai vivenciar liberdade, criatividade, desenvolvimento do corpo, a imaginação, a tolerar as diferenças”, destacou o coordenador.
Atendimento - Durante toda a manhã, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras/Outeiro foram oferecidos à população. “Nosso objetivo foi alcançado, pois conseguimos promover uma ação animada para comemorar a data, resgatando as brincadeiras de criança. Além disso, é importante essa interação entre as crianças e a criação de vínculos entre elas”, finalizou Felipe Gonçalves.
Também durante a ação, uma equipe do Juizado da Infância e Juventude do distrito de Icoaraci promoveu um bate-papo sobre os direitos de crianças e adolescentes.