ANIVERSÁRIO DE 1 ANO
Foto: Fernando Sette - Comus
"A minha vida e a dos outros moradores mudou muito, a gente passou a viver melhor, sem aquele odor intenso que havia. Nós passamos a viver bem", contou a aposentada Dolores Brito, de 63 anos, enquanto caminhava na avenida Bernardo Sayão, no bairro do Guamá.
Dolores é uma das 54 mil pessoas que moram no trecho da avenida Bernardo Sayão, entre avenida José Bonifácio e a rua Augusto Corrêa, no bairro do Guamá, inaugurado no dia 5 de julho de 2018, pela Prefeitura de Belém. A via passou por um processo de completa transformação com obras de macrodrenagem, urbanização e paisagismo que impactaram de forma direta na vida dos moradores. O investimento chegou a R$ 86 milhões.
Acessibilidade - Para garantir acessibilidade, a Prefeitura construiu dois mil metros de calçadas com piso tátil e mil metros de ciclovia. As calçadas passaram a contribuir com a saúde de dona Dolores, que agora faz caminhadas diárias na via.
"Eu tenho diabetes e pressão alta, por isso a minha endocrinologista me recomendou a fazer caminhadas. Eu passei a caminhar, caminho todos os dias, da José Bonifácio até à rua Augusto Corrêa, e isso melhorou muito a minha saúde", ressaltou a aposentada.
Melhorias - As lembranças da antiga Bernardo Sayão dão espaço às melhorias que são resultado da obra da Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), que mudaram a vida não só de Dolores, mas de todas as pessoas que moram ali.
"Aqui era horrível, só vala, lama, não era nada agradável viver neste local, era muito complicado morar na antiga Bernardo Sayão, hoje, está muito melhor. Antes, quando queríamos passear, eu precisava ir com a minha neta para a praça Batista Campos, mas a gente não fazia isso com frequência devido à distância. Hoje, as minhas netas podem brincar, passear, andar de bicicleta", disse a moradora.
A sinalização da via atendeu a um projeto técnico elaborado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB). Além das pessoas que moram no local, toda a cidade ganha com a melhoria do sistema viário em uma importante região de trânsito de Belém, pela grande concentração de portos, que de onde partem embarcações que fazem o transporte de passageiros e carga, entre Belém e o interior do Estado.
Assista ao vídeo: