99 ANOS

Pronto Socorro Mário Pinotti faz aniversário e recebe homenagens da Câmara Municipal de Belém

Há 23 anos, a enfermeira Elizabeth Marques se dedica em ajudar o próximo, nos momentos mais fragilizados de suas vidas, dentro do Hospital Pronto Socorro Municipal Mario Pinotti (HPSM), no bairro do Umarizal. Durante a quarta-feira, 30, ela relembrou, com carinho, esse ofício enquanto participava das comemorações dos 99 anos do hospital.

“Eu vim da iniciativa privada e fui me adaptando ao serviço público. Me apaixonei. Trabalhamos com seres humanos em momentos de maior fragilidade, e aqui, nos dedicamos em nos colocarmos no lugar dessas pessoas, que tanto precisam de atenção, de cuidados e de amor. Faço meu trabalho com muito orgulho e, hoje, estamos celebrando essa longa trajetória de dedicação ao próximo”, comemorou Elizabeth.

Comemorações - As comemorações pelo aniversário do HPSM se iniciaram no auditório do hospital com um culto ecumênico, pronunciamentos do corpo diretor e o tradicional bolo de aniversário aos servidores.

“É uma honra fazer parte desse momento tão especial. Agradeço de coração a todos os servidores que fazem parte desta história e que se orgulham de trabalhar aqui. Me lembro quando assumi a direção, há cerca de três anos, entendi que vim para cumprir uma missão e que Deus faz as coisas no momento certo. Muitos diretores que passaram por aqui se dedicaram a este serviço, portanto, estamos dando sequência a essa história. É um exercício diário de empatia e de doação”, disse o diretor do HPSM, Samuel Aflalo.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Sergio de Amorim, destacou os avanços realizados ao longo da gestão atual e a importância do trabalho dos servidores. “Temos um hospital totalmente equipado para atender aos usuários, assim como, servidores que se entregam a esse serviço prestando um atendimento com amor e carinho. Isso faz com que os serviços melhorem, cada vez mais, quando nos colocamos no lugar do outro”, disse Amorim.

Em seu pronunciamento, o secretário ressaltou ainda que, em 2013, eram atendidos cerca de 15 mil pacientes por mês no hospital. Atualmente, com as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os novos serviços oferecidos pela gestão municipal, cerca de 9 mil pessoas são atendidas mensalmente no HPSM, desafogando o local e proporcionando um atendimento mais ágil e humanizado à população.

Homenagens - O HPSM também recebeu homenagens da Câmara Municipal de Belém (CMB), na tarde de quarta-feira, 30, em uma Sessão Especial comandada pela vice-presidente do poder legislativo, Simone Kahwage (PRB).

Na ocasião, servidores e o corpo diretor do hospital e o titular da Sesma receberam certificados de Menção Honrosa. Atividades de entretenimento como música e apresentação do Grupo Mais Amor também fizeram parte da programação.

Márcia Dias, servidora do Grupo de Planejamento do Pronto Socorro, já atuou em diversos setores do hospital e contou como é servir à população ao longo de 27 anos trabalhando no local. “É muito gratificante trabalhar aqui. Durante anos, tive a oportunidade de passar por vários departamentos e conhecer toda a logística do Pronto Socorro. O trabalho na área administrativa reflete diretamente no atendimento aos usuários, por isso, buscamos fazê-lo da melhor forma possível, integrando as equipes para um melhor atendimento àqueles que mais precisam”, comentou Márcia.

HPSM - O Pronto Socorro Mário Pinotti realiza atendimentos de urgência e emergência de média e alta complexidade. Atende, em média, 300 pacientes por dia nas especialidades de Cirurgia Geral, Anestesia, Traumatologia, Neurocirurgia, Pediatria, Clínica Médica e Intensivistas, tanto para adultos como para crianças.

O hospital conta com apoio multidisciplinar em assistência direta aos pacientes das categorias de Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmacêutico, Farmacêutico-bioquímico e Enfermagem. Dispõe ainda de sala de vacinação e serviço de hemoterapia que funcionam 24 horas por dia.


Tags

sesma