COMEMORAÇÃO
Foto: Fernando Sette - Comus
O trecho da avenida Bernardo Sayão, entre a avenida José Bonifácio e rua Augusto Corrêa, no bairro do Guamá, entregue revitalizado pela Prefeitura de Belém em 2018, faz parte de um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), firmado em 2010, no valor de R$ 128 milhões. Somente naquele trecho, o investimento chegou a R$ 86 milhões de reais, sendo que a obra é de responsabilidade do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).
Antes de ser entregue, o antigo trecho da Bernardo Sayão era completamente diferente de como está hoje. O comércio no local era prejudicado devido às condições em que a via estava. "Trabalhar com alimentos em um local com um lixão e lama é muito complicado. Antes, aqui era um terror, na frente do meu estabelecimento tinha um lixão, uma vala a céu aberto e era muito violento. A nossa vida foi transformada", contou a comerciante Sueli Sacramento.
Lixo - O lixo era um grande problema que atrapalhava as vendas de Sueli, visto que ela é proprietária de uma padaria, única fonte de renda dela e de toda família.
"Nós pensamos muitas vezes em fechar aqui. O lixo nos causava um enorme problema com ratos, baratas e moscas. Era complicado, porque as pessoas vinham e jogavam todo tipo de lixo aqui. Certa vez, nos deparamos com um enxame de abelhas, ficamos sem saber o que fazer. Esta padaria é de onde a gente tira o sustento de quatro famílias", disse a comerciante.
Obras - O antigo canal a céu aberto que cortava toda a extensão daquele trecho da avenida Bernardo Sayão passou por um complexo trabalho de engenharia e foi fechado por completo, no trecho, com a instalação de galerias. Uma rede de microdrenagem também foi garantida para canalizar a água das vias daquela área para as novas galerias subterrâneas.
Para contribuir com o trabalho, a Secretaria de Saneamento (Sesan) instalou vinte lixeiras ao longo via. "Hoje, a coleta de lixo passa todos os dias. Aqui, melhorou sem dúvidas. Nós começamos a vender mais. Nosso trabalho ficou mais conhecido, coisa que antes não acontecia pela situação do local", contou Sueli.
A avenida foi entregue e a Sesan conta com a colaboração dos moradores para que o local permaneça limpo. Em casos de descarte irregular de lixo, denúncias podem ser feitas pelo número 156 e a ligação tem que ser efetuada de um número fixo.
Crescimento - Um ano depois da entrega feita pela Prefeitura de Belém, o trecho da avenida Bernardo Sayão é um novo local para os moradores. Além do bem-estar de uma via, completamente reformada, quem tem um negócio próprio no local percebe o crescimento.
"Essa obra foi maravilhosa para todos nós. Contratamos dois funcionários com o crescimento das vendas, depois que o novo trecho da avenida Bernardo Sayão foi entregue. Hoje a realidade é outra", ressaltou a dona da padaria.