ASSISTÊNCIA SOCIAL









Foto: Oswaldo Forte
A Prefeitura de Belém deu um importante passo para garantir a formação profissional de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Na manhã desta quarta-feira, 6, em visita de cortesia à Escola Salesiana do Trabalho, no bairro Pedreira, o prefeito Zenaldo Coutinho aproveitou para se reunir com a direção geral da instituição de ensino para tratar um possível convênio que possibilite a formação de adolescentes atendidos pela Fundação Papa João XX III (Funpapa), além do encaminhamento ao mercado de trabalho.
O chefe do poder executivo municipal foi recebido pelo padre Francisco Sadeck, atual diretor geral da Escola Salesiana, instituição com 57 de história e que hoje atende aproximadamente 5.700 alunos nos ensinos regular e profissional. Na tradicional unidade de ensino são mantidos jovens com perfil de vulnerabilidade social. A escola oferece os ensinos fundamental 2 (do 6º ao 9º ano) e médio, além de nove cursos de educação profissional voltados ao setor industrial e curso de auxiliar de produção e de empreendedorismo.
Antes da reunião, o prefeito Zenaldo Coutinho visitou as instalações do estabelecimento de ensino e a Feira de Química promovida na quadra da escola. Ele fez questão de conhecer cada uma das experiências apresentadas pelos alunos. “É importante esse tipo de programação. É um incentivo a esses jovens, para o futuro deles”, disse o prefeito que esteve na escola acompanhado de Socorro Aquino, secretária municipal de educação; Adriana Azevedo, presidente da Funpapa; e Aldenir Nascimento, representante do Fundo Ver-o-Sol.
“Visita muito boa aqui na Escola Salesiana do Trabalho, dirigida pelo padre Sadeck e se mostrando cada vez melhor. Para esta visita trouxemos a Semec, a Funpapa e o Fundo Ver-o-Sol a fim de estabelecermos parcerias importantes no auxílio à juventude na formação e qualificação profissional. Fiquei muito feliz com a parceria que vamos estabelecer a partir de agora”, afirmou Zenaldo Coutinho.
Reunião - Para garantir a parceria entre a Prefeitura de Belém e a Escola Salesiana do Trabalho, uma nova reunião ficou agendada. Será no dia 20 deste mês, momento em que já deve ser apresentado um cronograma de atividades e ações com as devidas contrapartidas e responsabilidades das partes envolvidas.
Na primeira reunião ficou definido, dentre outras medidas, que os adolescentes atendidos pelos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) e pelos Centros de Referências Especializados de Assistência Social (Creas) serão capacitados na Escola Salesiana do Trabalho e depois encaminhados à Funpapa para participarem de oficinas.
Na reunião do dia 20, o Fundo Ver-o-Sol deve apresentar a grade de cursos de capacitação profissional para atender à demanda da Escola Salesiana e ao mesmo tempo apresentar as empresas conveniadas com a Prefeitura para o estabelecimento de possíveis estágios ou oportunidades de emprego.
“A visita do prefeito é uma bênção para esta casa de Dom Bosco, pois nós conseguimos manter um diálogo aberto e garantirmos o acolhimento de mais jovens atendidos pela Prefeitura, para realizarem cursos aqui”, destacou o padre Francisco Sadeck.
Relacionadas
-
DIÁLOGO VIRTUAL
Prefeito de Belém participa da primeira reunião do G-100
-
SAÚDE
Hábitos diários ajudam a combater doenças
-
Precariedade
Postos do Iasb de Mosqueiro e Icoaraci serão reestruturados
-
FORMAÇÃO
Prefeito de Belém participa de aula magna da UFRA
-
Se a mente sente, o corpo fala
Psicólogo explica o poder da mente sobre o corpo e importância de manter a saúde mental equilibrada
-
2021 de volta ao foco
Nutricionista dá dicas de como voltar à dieta depois de exageros de final de ano e férias
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.