ASSISTÊNCIA SOCIAL

Parceria entre Prefeitura e Escola Salesiana garantirá qualificação de adolescentes

A Prefeitura de Belém deu um importante passo para garantir a formação profissional de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Na manhã desta quarta-feira, 6, em visita de cortesia à Escola Salesiana do Trabalho, no bairro Pedreira, o prefeito Zenaldo Coutinho aproveitou para se reunir com a direção geral da instituição de ensino para tratar um possível convênio que possibilite a formação de adolescentes atendidos pela Fundação Papa João XX III (Funpapa), além do encaminhamento ao mercado de trabalho.

O chefe do poder executivo municipal foi recebido pelo padre Francisco Sadeck, atual diretor geral da Escola Salesiana, instituição com 57 de história e que hoje atende aproximadamente 5.700 alunos nos ensinos regular e profissional. Na tradicional unidade de ensino são mantidos jovens com perfil de vulnerabilidade social. A escola oferece os ensinos fundamental 2 (do 6º ao 9º ano) e médio, além de nove cursos de educação profissional voltados ao setor industrial e curso de auxiliar de produção e de empreendedorismo.

Antes da reunião, o prefeito Zenaldo Coutinho visitou as instalações do estabelecimento de ensino e a Feira de Química promovida na quadra da escola. Ele fez questão de conhecer cada uma das experiências apresentadas pelos alunos. “É importante esse tipo de programação. É um incentivo a esses jovens, para o futuro deles”, disse o prefeito que esteve na escola acompanhado de Socorro Aquino, secretária municipal de educação; Adriana Azevedo, presidente da Funpapa; e Aldenir Nascimento, representante do Fundo Ver-o-Sol.

“Visita muito boa aqui na Escola Salesiana do Trabalho, dirigida pelo padre Sadeck e se mostrando cada vez melhor. Para esta visita trouxemos a Semec, a Funpapa e o Fundo Ver-o-Sol a fim de estabelecermos parcerias importantes no auxílio à juventude na formação e qualificação profissional. Fiquei muito feliz com a parceria que vamos estabelecer a partir de agora”, afirmou Zenaldo Coutinho.

Reunião - Para garantir a parceria entre a Prefeitura de Belém e a Escola Salesiana do Trabalho, uma nova reunião ficou agendada. Será no dia 20 deste mês, momento em que já deve ser apresentado um cronograma de atividades e ações com as devidas contrapartidas e responsabilidades das partes envolvidas.

Na primeira reunião ficou definido, dentre outras medidas, que os adolescentes atendidos pelos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) e pelos Centros de Referências Especializados de Assistência Social (Creas) serão capacitados na Escola Salesiana do Trabalho e depois encaminhados à Funpapa para participarem de oficinas.

Na reunião do dia 20, o Fundo Ver-o-Sol deve apresentar a grade de cursos de capacitação profissional para atender à demanda da Escola Salesiana e ao mesmo tempo apresentar as empresas conveniadas com a Prefeitura para o estabelecimento de possíveis estágios ou oportunidades de emprego.

“A visita do prefeito é uma bênção para esta casa de Dom Bosco, pois nós conseguimos manter um diálogo aberto e garantirmos o acolhimento de mais jovens atendidos pela Prefeitura, para realizarem cursos aqui”, destacou o padre Francisco Sadeck.

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder