ESPAÇO CULTURAL
A programação “Rua de leitura”, que faz parte do projeto “Pororoca Literária”, levou diversas atividades culturais aos jovens do bairro do Guamá no último sábado, 23. Leitura, música, dança e apresentações teatrais foram algumas das atividades oferecidas ao público que compareceu ao espaço cultural Nossa Biblioteca.
O projeto é um dos 38 aprovados no edital de projetos culturais da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). Em alusão ao mês da consciência negra, as atividades foram voltadas para: conscientização, religiosidade, costumes, conhecimento e discussões sobre o tema. As apresentações teatrais foram baseadas no livro “Contos africanos dos países de língua portuguesa”, da autora Ana Cristina Mancussi, com intuito de abordar questões importantes de forma lúdica e criativa.
O professor de literatura do projeto, Victor Ramos, conta que a receptividade por parte dos alunos foi muito positiva e que as mediações de leitura foram abordadas de forma leve e didática, com intuito de fazê-los conhecer e respeitar outras religiões e culturas.
“Muitos deles são negros de baixa renda e conseguem se ver nas histórias abordadas aqui. Tentamos mostrar de uma forma poética e bonita, as histórias que enaltecem os negros, que enaltecem eles mesmos que estão escutando, para que saibam o quanto são importantes”, destacou o professor.
A iniciativa partiu do grupo “Espaço Cultural Nossa Biblioteca” que atua há mais de 40 anos no bairro do Guamá, com a missão de difundir a leitura e a democratização dos livros, além de proporcionar acesso à cultura, educação e lazer, com a visão de construir um bairro de leitores.
Para a coordenadora do projeto, Vanessa Ineth, é muito importante trabalhar com leituras que valorizem as origens desses jovens, para que passem a valorizar suas raízes e saber da importância da leitura e da cultura para a sociedade.
“O Guamá é um bairro de periferia, a população em maioria é negra. Percebemos que ainda há muito preconceito racial em nossa sociedade. A questão está tão enraizada que as pessoas agem como se fosse normal, desprezando e discriminando nossas raízes culturais, mas precisamos mudar essa realidade”, ressaltou.
Tags
fumbel
Relacionadas
-
CERCA DE 4 BILHÕES
Lei Orçamentária Anual para 2020 é aprovada pela Câmara Municipal de Belém
-
MEMORIAL DOS POVOS
Arena cultural da Fumbel é reinaugurada com festa e apresentações culturais
-
CONSCIÊNCIA NEGRA
Projeto “Festival Exú” promove ações e valoriza empreendedores negros
-
ERA DE OURO
Programação do Cine Olympia em dezembro é dedicada a filmes clássicos
-
DE CARA NOVA
Obras de reforma da Aldeia Amazônica serão entregues neste domingo, 01
-
SOLIDARIEDADE
No Benguí, projeto pede o fim da violência contra mulheres
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.