Sudeste Paraense
A Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI que vai investigar as denúncias de abusos da Celpa no município de Tucuruí, no sudeste paraense, deve iniciar seus trabalhos na próxima semana. Segundo o vereador Rony Santos, o pedido de instalação da CPI deverá ser apreciado na próxima terça-feira, 03.
Os vereadores querem investigar os procedimentos da Celpa, principalmente os cortes de fornecimento de energia elétrica dos moradores de Tucuruí nos últimos cinco anos, além de ter acesso aos registros de reclamações do Procon de Tucuruí contra a empresa. Recentemente, até a energia da sede da prefeitura municipal foi cortada. E não só a sede da administração municipal foi prejudicada com o corte de fornecimento de energia, mas ainda a sede da autarquia Nossa Água, afetando os serviços de abastecimento de água do município, a sede da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria de Obras, Biblioteca Municipal, entre outros prédios públicos.
O vereador Gualberto Neto informou que a primeira providencia para instalação da CPI já foi tomada. "Já protocolamos o pedido de instalação da CPI, que é o documento com as assinatura dos vereadores, após apreciação ela deverá ser aberta oficialmente, para então investigarmos a relação da Celpa com a população de Tucuruí, incluindo os últimos acontecimentos de corte de energia da prefeitura municipal e as reclamações registradas no Procon contra a Celpa, ou seja, temos uma série de denúncias que estão especificadas no protocolo assinado pelos vereadores".
O legislativo municipal vai averiguar ainda como está a situação da empresa perante o fisco do município, se está em dia ou não com o recolhimento dos tributos devidos.
Ontem(27), o Encontro da Instância de Governança da Região Turística do Lago de Tucuruí, que conseguiu reunir cerca de 60 pessoas de sete municípios da região, teve que ser suspenso por conta de um transformador da rede de energia elétrica que estourou pela manhã. O problema não foi solucionado até agora pela concessionária de energia.