JORNADA

Treinamento prepara profissionais a atendimento de incidentes com múltiplas vítimas

Uma explosão, seguida de um ônibus lotado desgovernado, que atingiu uma parada de ônibus e atropelou várias pessoas. Mais de trinta vítimas gritando por socorro, com ferimentos em todos os níveis de gravidade e alguns óbitos. Essa cena foi montada na aula prática de mais uma edição da Jornada de Múltiplas Vítimas, promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Belém (SAMU 192) no sábado, dia 28, no Parque de Exposições do Entroncamento, e que envolveu mais de 300 profissionais de 31 instituições públicas e privadas da capital paraense.

O treinamento é uma sequência das aulas teóricas ministradas durante toda a semana por diversos especialistas. Na ocasião, médicos do SAMU avaliaram todas as condutas dos profissionais e alunos em ação. Desde a ligação para acionamento do resgate, tempo de espera, equipamentos a utilizar, classificação de risco das vítimas, controle emocional, até o encaminhamento das pessoas para hospitais foram analisados e corrigidos quando foi identificado algum equívoco.

Preparação - Para Leonardo Lobato, diretor do SAMU Belém, todos os órgãos e entidades que são responsáveis por um atendimento de urgência e emergência têm que estar preparados para uma situação de acidente com muitas vítimas.

“Todas as forças têm que estar integradas neste momento. Por isso, o treinamento é importantíssimo para que nós possamos dar respostas no tempo correto e da maneira certa, garantindo um maior número de sobreviventes e melhor qualidade de atendimento para os que estão sendo socorridos e para os profissionais que socorrem. Cada um tem que fazer a sua missão, dentro daquilo que foi treinado e dos seus protocolos, para garantir o atendimento correto”, explicou Leonardo.

Servidor do SAMU há sete anos, Afonso Viana, condutor socorrista, já participou de vários treinamentos, mas destaca a Jornada com uma oportunidade ímpar de aprendizado. “Com a simulação, podemos achar o erro e consertar. É um grande ganho para nós, pois é o momento de acharmos as falhas do dia-a-dia, quando nos deparamos com várias situações. Já para quem recebe o atendimento, é um momento de dor, mas a gente leva um acalento. Mesmo em situações extremas, a humanização no atendimento é importante”, destacou o socorrista.

Cruz Vermelha - Jair Bezerra, presidente da Cruz Vermelha do Pará, que coordena mais de 8 mil voluntários no Estado, também destacou a seriedade da formação para que todos estejam preparados para qualquer evento de sinistro e de desastre. “Neste sentido, a formação é importantíssima. Quanto mais a gente se exercitar, mais se chega à perfeição. Não é que queiramos que aconteça, mas se tiver que acontecer, a Cruz Vermelha e todos os parceiros estarão preparados. Nosso papel é integrar para fazer a prevenção. Esse atendimento tem que ser qualificado, por isso a questão do tempo, espaço, organização para que a vítima tenha um atendimento digno e com qualidade. Aqui todo mundo aprende e ensina. É uma experiência que ninguém vai esquecer”, afirmou.

Voluntários do Departamento de Risco, Gestão e Desastre (Degrid) da Cruz Vermelha participaram do evento para serem multiplicadores do conteúdo para outros voluntários em salas de situações, que serão abertas para debater as informações recebidas. 

A Jornada de Incidente com Múltiplas Vítimas é um treinamento anual, organizado pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU, coordenado pelo médico Guataçara Gabriel. Entidades como Polícia Militar, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB), SAMU, Hospital Metropolitano, Guarda de Nazaré, Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros e outras instituições participaram do evento.


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