66º EDIÇÃO

Gratidão e fé marcam o Círio de Nossa Senhora da Conceição, em Outeiro

Milhares de fiéis tomaram as ruas de Caratateua, a ilha de Outeiro, na manhã deste domingo, 01, durante o 66º Círio de Nossa Senhora da Conceição. A programação, que tem o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Administração Regional do Outeiro (Arout), reuniu um grande número de devotos nas ruas do distrito.

Desde as primeiras horas da manhã, fiéis já se aglomeravam na rua Paulo Costa, local da concentração da saída da procissão. Conduzida por romeiros, a imagem da Santa seguiu em romaria pelas ruas do distrito, iniciando a tradicional romaria.

O cortejo com a imagem de Nossa Senhora da Conceição teve início por volta de 08h30, após missa celebrada na Comunidade de Nossa Senhora da Fátima, no bairro Itaiteua. “A festa está muito bonita e é com muita alegria que caminhamos junto com Nossa Senhora. Este é o momento de renovar a fé e agradecer as graças que temos alcançado”, comentou César Augusto, pároco local e coordenador da festa.

Ao longo de toda a procissão, moradores distribuíram água e alimentos, exemplo de gestos de amor e fé. “Estamos reunidos com nosso grupo de oração distribuindo esse café da manhã. É uma forma de agradecer pela saúde e a paz que Deus tem nos dado”, disse o devoto Sandoval Santos.

Repetindo o gesto, a professora aposentada Maria Luiza Silva, também reúne parentes e amigos na casa onde mora, na rua Manoel Barata. “Separamos esses momentos para receber nossos colegas e amigos durante a passagem da berlinda. É muito bom viver esse momento com pessoas queridas”, comentou.

O pedagogo Edir Santos compartilha para fora do Brasil os momentos de fé vividos no Círio de Outeiro. “Tenho família em Portugal e amigos na França, compartilho com eles as imagens de fé. São pessoas que moravam em Outeiro e que ficam felizes por acompanhar, mesmo que de longe, esses momentos de devoção”, contou.

Homenagens - Na rua Manoel Barata, a berlinda com a padroeira de Outeiro foi homenageada com uma queima de fogos que durou certa de cinco minutos. “Já é uma tradição a nossa participação no Círio de Outeiro com a queima de fogos. Durante a passagem da berlinda, agradecemos os momentos que passamos e pedimos mais amor e proteção para que possamos atender aos anseios da população outeirense”, comentou o administrador regional do Outeiro, Yan Miranda.

O evento contou com o apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB), que disponibilizou um efetivo de 13 agentes de segurança, além do reforço da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB), que trabalhou em parceira com o Departamento de Transito do Pará (Detran) e Policia Militar do Pará na organização do trânsito no percurso da procissão.

A programação segue até o dia 09/12, no espaço cultural da Igreja Matriz, com vendas de comidas, bebidas e artesanatos, além de apresentações musicais com artista da terra.

Tags

arout

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder