TRÂNSITO

Belém receberá 32 pontos de semáforos com contadores regressivos

A Prefeitura de Belém continua investindo na modernização do sistema de semáforos do município e nos distritos administrativos. Nas próximas semanas, 32 cruzamentos com esse equipamento de sinalização contarão com painéis com contadores regressivos, proporcionando aos condutores uma maior noção do tempo restante para mudança de sinal.

O processo de instalação dos equipamentos começou nos cruzamentos da avenida Almirante Barroso com a travessa da Estrella, seguido para a rua Antônio Barreto com avenida Visconde de Souza Franco, avenidas Generalíssimo Deodoro com Nazaré e travessa Quintino Bocaiúva com avenida Braz de Aguiar.

De acordo com o diretor de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Marcos Chagas, a aquisição dos contadores semafóricos complementam um serviço de modernização que o órgão já vinha promovendo.

“No início do ano, fechamos parceria com uma empresa privada que possibilitou a substituição dos semáforos antigos por equipamentos mais modernos, com lâmpadas de LED, que possuem maior luminosidade, e utilização de GPS. Dessa forma, pudemos sincronizar os aparelhos para a criação das chamadas ‘ondas verdes’ para melhorar a circulação de veículos. Com mais essa novidade esperamos que haja uma melhora significativa na circulação dos motoristas, já que, tendo ciência de quanto tempo resta para mudar o sinal, a incidência de cruzamentos fechados será menor”, disse Chagas.

O processo teve início em locais de grande circulação de veículos no município de Belém, porém outras vias deverão receber os equipamentos, entre elas as avenidas Augusto Montenegro, Conselheiro Furtado, Presidente Vargas, Nossa Senhora da Conceição (em Outeiro) e Lopo de Castro (em Icoaraci) e rua Variante (em Mosqueiro).

Acessibilidade - Posteriormente à implantação dos contadores regressivos, a SeMOB dará início à implantação de 30 semáforos com dispositivos sonoros para auxiliar na travessia de pessoas com deficiência visual. Atualmente oito aparelhos desse tipo, com botoeiras sonoras estão instalados em quatro pontos do município: nos cruzamentos da travessa Padre Eutíquio com avenida Conselheiro Furtado, na travessa Presidente Pernambuco com Conselheiro Furtado, na avenida Gentil Bittencourt com travessa Quintino Bocaiúva e na avenida José Bonifácio com rua Paes de Souza.

Os novos pontos que receberão os dispositivos ainda serão avaliados pelo setor técnico do órgão, que entre outros fatores levará em conta a demanda da comunidade.

Tags

semob

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder