GASTRONOMIA
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
"Não me lembro de ter tido um incentivo como esse que a Prefeitura de Belém está nos dando com esses cursos. O que aprendemos aqui é muito bom, nós precisamos estar nos qualificando sempre para levarmos um atendimento cada vez melhor para nossos clientes", disse a boieira Oswaldina da Silva, que trabalha há 48 dos seus 70 anos no Complexo do Ver-o-Peso e passou a vocação para filhas e neta.
A qualificação a que Oswaldina se refere foi ofertada pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), na tarde da última quarta-feira, 11, no Campus Alcindo Cacela da Universidade da Amazônia (Unama). As cozinheiras aprenderam técnicas para apresentar os pratos servidos diariamente.
A capacitação abordou habilidades básicas em gastronomia, planejamento e elaboração de receitas, assim como excelência em atendimento. Segundo Claudia Sadalla, diretora de negócios da Codem, a qualificação já uma preparação para Circuito Gastronômico - Mercado Criativo que será realizado no aniversário da cidade, no próximo ano, e é uma continuidade dos treinamentos que foram realizados no primeiro semestre.
"Esses momentos de aprendizagem são importantes para mantermos o selo Belém Cidade Criativa da Gastronomia, que foi conferido à cidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Precisamos qualificar, dar empoderamento, movimentar a economia, o gastroturismo", afirmou Sadalla.
As boieiras prepararam pratos utilizando insumos manuseados no dia a dia e peixes tradicionais da região Norte, como o tambaqui. A feirante Lúcia Torres, de 55 anos, sempre participa dos cursos, com bons resultados. "Eu sempre venho para os cursos e sinto que minha culinária é cada vez mais valorizada. Eu aprendo técnicas e vou tentando fazer para meus clientes", disse Lúcia.