NOVOS CURSOS

Prefeitura certifica 740 alunos e apresenta novidades para o Fundo Ver-o-Sol e Portal do Trabalhador

Na manhã desta quinta-feira, 12, a Prefeitura Municipal de Belém entregou 740 certificados a alunos participantes de cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Fundo Ver-o-Sol e Portal do Trabalhador. A certificação ocorreu no ginásio Altino Pimenta, onde o prefeito Zenaldo Coutinho comandou a entrega aos concluintes das capacitações em operador de caixa, agente de farmácia, garçom e garçonete, qualidade no atendimento, limpeza e higienização predial e agente de portaria.

De acordo com o Fundo Ver-o-Sol, instituição vinculada ao Gabinete do Prefeito, já são 6.200 pessoas capacitadas durante o ano 2019. Para 2020, o Fundo Ver-o-Sol, juntamente com o Portal do Trabalhador, apresenta novidade na programação de cursos. Serão oferecidas formações em cuidador de idosos, jardinagem, auxiliar administrativo, camareiro e frentista.

Gastronomia - Em seu pronunciamento, o prefeito Zenaldo Coutinho lembrou a capacitação que será oferecida pela Escola Criativa de Gastronomia de Belém, inaugurada na semana passada em Outeiro, distrito de Belém. “Sabemos que Belém foi escolhida pela Unesco como uma das cidades criativas da gastronomia do mundo, e para isso, temos executado ações como essa inauguração, uma escola que irá oferecer oportunidade de emprego e renda à população”, enfatizou.

Dentre as qualificações a serem oferecidas na primeira Escola Pública de Gastronomia da Amazônia estão as de panificador, confeiteiro e manipulador de alimentos.

“O Fundo Ver-o-Sol também nos deixa muito honrados, porque tem muita gente já trabalhando, a partir dos cursos propostos. O que fico mais feliz é a confiança que o curso gera, a confiança para as pessoas de fora e de dentro”, assegurou Zenaldo Coutinho em relação à formação das centenas de alunos. Já ao final do ato, o prefeito entregou uma série de certificados. Os demais certificados foram entregues pela equipe do Fundo Ver-o-Sol.

Estiveram presentes ao ato a coordenadora geral do Fundo Ver o Sol, Carmen Mendes; o coordenador do Portal do Trabalhador, Gilvan dos Anjos e o instrutor do Fundo, Aldenir Nascimento; além dos vereadores Rildo Pessoa (PT do B) e José Dinely (PSC).

Histórias - Davi Conceição, de 49 anos, estava na fila para receber o certificado de agente de portaria, curso concluído pelo filho Denzo Alves, de 21. O jovem estava ausente, pois viajou para a cidade de Curitiba (PR), onde irá se capacitar na Madero, empresa do ramo da gastronomia, que atualmente mantém parceria com a Prefeitura de Belém, por meio do Fundo Ver o Sol. “Estou aqui para receber o cerificado dele, pois viajou para um treinamento oferecido pela Prefeitura. Eu só tenho a agradecer à administração de Zenaldo Coutinho”, disse o pintor e pedreiro.

Michele Santos, de 32 anos, foi uma das que recebeu o certificado de qualificação profissional. “Fui atrás de um emprego e a primeira coisa que a moça perguntou foi se eu tinha algum curso. Eu falei que não. Ela disse que era muito importante e o mercado de trabalho exigia bastante. Soube da inscrição no Ver-o-Sol e fiz”, disse a moradora do bairro Terra Firme, qualificada para operadora de caixa.

Assim como Michele e o filho de Davi, Luciane Silva, de 37 anos, escolheu a qualificação do programa do Fundo Ver-o-Sol. Ela também recebeu a certificação das mãos do prefeito Zenaldo Coutinho. “O curso de atendente de farmácia só vai acrescentar ao meu currículo, pois já tenho a formação em técnico em nutrição. Minha expectativa agora é arrumar um bom emprego na minha área”, destacou a moradora do distrito de Icoaraci e desempregada há dois anos.

Tags

Fundo Ver-o-Sol portal do trabalhador secon

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder