PRIMEIRO LUGAR




Foto: Fernando Sette - Comus
A série de reportagens “Belém das Ilhas”, produzida pela Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Belém (Comus), por meio da Agência Belém, teve uma das fotos que integram a matéria premiada na noite de quinta-feira, 12, no V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Pará). A foto foi feita por Fernando Sette, fotógrafo da Comus/ Agência Belém.
Durante todo o mês de julho deste ano, a equipe da Comus formada por Sette e a repórter Jamyla Magno percorreu as ilhas que circundam a capital paraense, como a do Combu, dos Papagaios e de Cotijuba, e mostrou nas reportagens os atrativos desses locais, com dicas e serviços sobre como se divertir e aproveitar melhor esses lugares.
A série foi inscrita no Prêmio de Jornalismo em Turismo 2019, e uma das fotos da reportagem foi premiada em primeiro lugar no certame. A foto revela o contraste típico e tão comum, quando se refere a Belém, e foi feita da ilha dos Papagaios, mostrando um menino subindo em um açaizeiro em primeiro plano e contemplando, ao longe, atravessando com o olhar o rio Guamá, a Belém urbana, com seus prédios e movimento.
Processo - Fernando Sette se tornou fotógrafo há pouco mais de 12 anos, e está na Comus/Agência Belém há dois. O profissional é daqueles totalmente irrequietos, mas que sabe exatamente o que quer de uma fotografia. No Núcleo de Informação e Documentação (NID), da Comus, Sette é aquele que sempre traz uma foto diferenciada, mesmo das pautas do dia a dia.
Na redação do NID, quando ele recebe as instruções para uma determinada pauta, e depois de a pessoa se esmerar em explicar os detalhes de como quer a foto, Sette responde: “Mana, escreve isso aí tudo, porque daqui a cinco minutos eu já me esqueci de tudo o que falaste”. É evidente que isso “faz parte do show” do fotógrafo. E mesmo que as instruções não estejam escritas, Sette sempre volta com a foto que foi pedida.
A série “Belém das Ilhas” foi abraçada por Sette e Jamyla como uma verdadeira missão jornalística. A dupla desvendou as ilhas de Belém, com informações sobre as quais pouca gente conhece, verificando as opções in loco, visitando cada um dos lugares e restaurantes localizados nas ilhas. Acordar antes das 4 horas, atravessar o rio Guamá de barquinho, somente para registrar o amanhecer na ilha dos Papagaios, foi apenas uma das aventuras da equipe durante essa jornada. Assim como, acompanhar uma trilha rústica com "seu" Ladir, que do alto de seus quase 80 anos ainda sobe em açaizeiros e tem sempre, na ponta da língua, o nome de um remedinho feito a partir das plantas medicinais que ele mesmo cultiva.
Trabalho - Sette comenta que a foto premiada retrata tudo o que ele mais gosta de fotografar. “Nessa foto estão muitas coisas que gosto de registrar. A pureza do ribeirinho, uma criança, esse rio que é ‘a nossa rua’ e Belém ao longe, e que me remete a uma reflexão sobre quem está do ‘lado errado’, somos nós ou são os moradores das ilhas? Nós, aqui da cidade, podemos pensar que somos mais felizes que os moradores das ilhas, mas na verdade o que eles vivem por lá é felicidade também”, detalhou o fotógrafo.
A foto vencedora na categoria Fotojornalismo integra a galeria da reportagem “Ilhas que vão além do Combu e são opções de lazer ainda desconhecidas”, publicada na Agência Belém no dia 4 de julho deste ano. E que pode ser acessada neste link: http://agenciabelem.com.br/Noticia/199826/ilhas-que-vao-alem-do-combu-e-sao-opcoes-de-lazer-ainda-desconhecidas.
Para a jornalista Jamyla Magno, estar com Sette durante a produção da reportagem é de uma felicidade total. “Fiquei tão feliz. Estava trabalhando com o Sette quando essas fotos nasceram. Ele relatou que já tinha feito várias vezes fotos na ilha dos Papagaios e que sempre procurava olhar de um jeito diferente para o lugar. Sette é um grande fotógrafo e pessoa”, destacou a jornalista.
A diretora de jornalismo da Comus, Adriana Pereira, foi uma das maiores incentivadoras para que a série de reportagens fosse feita e algumas das matérias tiveram a edição dela. “O que mais me deixou feliz foi ver como a equipe da Comus se uniu em volta dessa série, de constatar a garra com que a equipe se lançou para conseguir esse resultado final. Foram dias de muito trabalho, cansaço e de muita concentração para escolher o que de melhor queríamos mostrar ao público que nos segue nas redes sociais. No final, valeu a pena ver a foto do Sette premiada, dentro de um trabalho que fizemos em conjunto e isso é muito recompensador”, enfatizou Adriana.
Inventário - A série “Belém das Ilhas” também serviu para subsidiar a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), a elaborar um inventário de oferta turística que mapeou as ilhas e a região urbana da capital paraense. O mapeamento começou por Cotijuba, no início do mês de julho, com o objetivo de explorar os potenciais turísticos do município e, ao final do levantamento, disponibilizar à população um aplicativo.
O aplicativo, que se chama Explore Belém e foi lançado oficialmente em setembro deste ano, condensa todo o inventário turístico feito pela Belemtur, permitindo ao turista que chega à cidade - e também aos moradores da cidade - o acesso a várias informações por meio de um mapa turístico de Belém. A inciativa tem parceria com a Faculdade Pan Amazônica (Fapan), por meio do concurso Hackatour, que reuniu 16 equipes, formadas por alunos dos cursos de Sistema de Informação e Ciências da Computação da faculdade.